Fiscalização de Atividades Urbanas – FAU – Natal/RN

Extraída do Portal da Prefeitura do Natal.

Uma novidade está surgindo para despertar a população para a preservação das áreas verdes do município. A Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) desenvolveu um projeto piloto na praça Garotinho da Copa, no Bairro Gramoré, Zona Norte da cidade, voltada para produção de hortaliças e plantas ornamentais. O local foi todo preparado para receber esse tipo de cultivo com taludes em concreto e cercamento para evitar a entrada de animais.

A praça que passou por uma reforma recentemente com a recuperação de todos os equipamentos recebeu em uma das áreas um tratamento diferenciado para abrigar uma horta comunitária. A princípio houve uma resistência da comunidade conta a Chefe do Setor de Educação Ambiental da Semurb, Solange Brito, que foi a falta de segurança, mas esse motivo não desanimou os técnicos que buscaram alternativas para implantar o projeto.

A alternativa encontrada pelos educadores ambientais da Semurb foi de sensibilizar grupos de idosos e de escoteiros da localidade para cuidar e manter a horta, que inicialmente receberá mudas de plantas medicinais e ornamentais. A ideia é incentivar o cultivo através dessas hortaliças “e na medida que a população abrace o projeto novas hortaliças serão cultivadas” informa Solange Brito.

O trabalho foi iniciado desde junho com comunidade com reuniões e pesquisa. Já está agendado reuniões com esses grupos para a próxima semana, visando articular o trabalho e iniciar o plantio ainda esse ano, informa ela. Para isso, a Semurb disponibilizará mudas, apoio técnico para orientar a forma correta de plantar e manter. Além disso, fará um trabalho de sensibilização junto a população alertando para importância da preservação e manutenção daquele espaço, que servirá a toda coletividade.

A ideia é levar essa prática a outras áreas públicas do município visando a preservação e conservação desses espaços para que não seja alvo de ocupação e que sirva a toda comunidade.

A praça Garotinho da Copa foi totalmente recuperada pela atual gestão em 2013. Além da horta comunitária foram construídos espaços para cadeirantes, e a instalação de uma academia da terceira idade. Além disso, a quadra de vôlei e a poliesportiva, a pista de skate e uma academia passaram por reformas”. A obra foi executada com recursos oriundos do Fundo de Urbanização (Furb), administrado pela Semurb.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: