Fiscalização de Atividades Urbanas – FAU – Natal/RN

Jovens atendidos pelo AMANA emocionam o público com a apresentação de canções em coral e músicas em flauta doce

Hora do lanche - Fiscalização Ambiental - Grupamento de Ações Ambientais da Guarda Municipal do Natal (GAAM)Hora do lanche - Fiscalização Ambiental - Grupamento de Ações Ambientais da Guarda Municipal do Natal (GAAM)O encerramento das atividades do Projeto Agente Mirim Ambiental (AMANA), desenvolvido pelos agentes do Grupamento de Ações Ambientais da Guarda Municipal do Natal (GAAM/GMN) ocorreu no auditório do Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte, na tarde da sexta-feira, 19/12, e emocionou pais e autoridades presentes.

Com apresentações musicais, recital de poesias, declarações de pais e entrega de presentes, os agentes mirins demonstraram a importância social do projeto, que visa não apenas oferecer uma formação de cidadania, meio ambiente e segurança alimentar aos adolescentes, mas principalmente, agir na prevenção ao crime e/ou infração, pois são jovens que vivem na margem do risco social das comunidades carentes no entorno do Parque. O reflexo do projeto é a mudança não apenas no comportamento e na cidadania dos jovens diretamente ligados ao Projeto, mas também dos pais, adultos e outros jovens que convivem com os beneficiários do AMANA.

O Projeto é uma iniciativa dos agentes do GAAM, que embora recebam apoio governamental, se viram nos trinta em busca de apoio da iniciativa privada para manter o projeto vivo.  Em 2014, o AMANA beneficiou 30 jovens, que receberam uniforme, alimentação, reforço escolar, aulas de cidadania, canto, música, esporte, instrumentos musical, primeiros socorros, orientações de lazer e brincadeiras, visitaram museus, feiras de ciência e outras atividades típicas de criança que algumas famílias não teriam condições de oferecer.

A atividade foi prestigiada pelo Secretário Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (SEMDES), Paulo César Ferreira da Costa, pelo Comandante Geral e Subcomandante da Guarda Municipal, GM Gilderlan Alves e GM Cruz, pelo Comandante do GAAM, CGA Ivanaldo Rodrigues, por representantes de instituições e empresas parceiras do Projeto, agentes das Guardas Municipais do Natal e João Pessoa, pelos pais e familiares dos 30 alunos atendidos pelo Projeto, pelo Administrador do Parque da Cidade, Carlos da Hora e pelo Supervisor de Fiscalização Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo do Natal, Evânio Mafra.

O momento iniciou com a formação da mesa das autoridades e com a execução do Hino Nacional Brasileiro. Em seguida, a coordenadora pedagógica da Escola Municipal Emília Ramos, Francigleide Pereira, fez um relato da importância do Amana para as crianças matriculadas naquela unidade escolar. “O projeto vem formando alunos mais comprometidos com os estudos e podemos perceber que as famílias estão mais presentes na escola e envolvidas com a educação de seus filhos”, garantiu.

O Secretário Paulo César Ferreira fez uso da palavra parabenizando a ação social e trouxe boas notícias aos agentes ambientais envolvidos no AMANA, informando que a Prefeitura, por meio da SEMDES, pretende ampliar o projeto, passando dos atuais 30 para 60 beneficiários, assim como também pretende introduzir profissionais da psicologia e da assistência social no acompanhamento das crianças. “A Guarda Municipal não é só ronda ostensiva, mas também projeto de segurança preventiva e para ampliar essas ações estaremos indo a Brasília no próximo mês de fevereiro de 2015 em busca de recursos que possam multiplicar o número de crianças atendidas”, afirmou Paulo César.

Os Agentes Mirins Ambientais foram chamados ao palco e apresentaram ao público o coral de flautas do projeto, que foi conduzido sob a responsabilidade do Maestro Estevam. As crianças tocaram as canções “Vamos Salvar o Rio” e “Rio Poluído”. Também foi declamado o poema musical “A Terra Pede Socorro”, além das músicas “Jingle Bells” e do enceramento com a canção de Luiz Gonzaga, “Asa Branca”, que é tema do AMANA.

Já para os representantes das 19 empresas que atuam como parceiras do Projeto, foram entregues o certificado do selo “Amigos do Amana”. Também foi apresentado um vídeo do projeto e ouvido relatos das mães das crianças atendidas, que abordaram a importância da ação para o desenvolvimento da cidadania e da educação dos usuários.

A solenidade foi encerada com a distribuição de presentes para as crianças e cestas básicas para as famílias. Também foi servido um coquetel de confraternização para os participantes do evento.

Amana

O AMANA é um projeto de segurança preventiva criado em novembro de 2013 e atende 30 crianças na faixa etária de 07 a 12 ano, do Bairro Cidade Nova. Esses alunos recebem semanalmente instruções de cidadania, meio ambiente, música, esporte e lazer. O objetivo do projeto é disseminar uma consciência cidadã de respeito, ética e convivência social sadia.

Com informações da Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.

Se você quer ser um parceiro do AMANA, entre em contato conosco.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: