Fiscalização de Atividades Urbanas – FAU – Natal/RN

Gustavo Soares

A Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (SEMURB) retomou nesse mês de março, as ações estratégicas voltadas para o enfrentamento das questões ambientais na administração pública, que adotou em 2010, ano em que recebeu o prêmio de melhores Práticas da A3P, promovido pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA).

“Os órgãos públicos desenvolvem um projeto e submetem ao MMA, se aprovado, a instituição tem autorização para usar a chancela da A3P”, comenta o Tecnólogo da SEMURB, Gustavo Soares, responsável por implementar a Agenda Ambiental na secretaria. A SEMURB já obteve a sua em 2010, e ela já está institucionalizada nas lixeiras utilizadas no prédio e nas condutas adotadas para evitar o desperdício.

De acordo com Gustavo Soares foi feito um levantamento com a quantidade exata de lixeiras para evitar o desperdício de material e os recipientes são divididos em “Lixo Seco” e “Lixo Úmido”. “O Lixo Seco não precisa de um saco plástico para revesti-lo e seu conteúdo pode ser coletado com menos frequência ao contrário do Lixo Úmido”, explica.

As ações também incluem o monitoramento das contas de água e energia elétrica que será feito pela demanda contratada x utilizada em 2014. A Secretaria vai colocar em prática medidas simples para a redução no consumo de energia, como desligar os aparelhos de ar-condicionados minutos antes da saída e configurar o fundo preto nas telas dos computadores. “A Eco fonte ou SPRANQ ECO SANS será instalada nos computadores como fonte padrão e vai diminuir os gastos com toner”, afirma Gustavo.

A3P na SEMURB

O Termo de Adesão a Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) foi assinado entre a Prefeitura e o Ministério do Meio Ambiente (MMA), no final de setembro de 2010. Com isso, Natal passou a ser uma das cidades pioneiras na adesão da gestão sustentável.

A Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) é um programa do MMA voltado a estimular e orientar a inclusão da gestão ambiental nas atividades administrativas das repartições públicas. Para aderir ao modelo de gestão ambiental, a Semurb implantou várias ações para reduzir o consumo e desperdício de água, energia e materiais de expediente, como também a gestão adequada dos resíduos produzidos.

À época houve distribuição de canecas personalizadas aos funcionários para reduzir o consumo de copos plásticos; depósitos adequados para a coleta seletiva e cursos de capacitação por setores.

Extraído do Portal da Prefeitura do Natal.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: