Fiscalização de Atividades Urbanas – FAU – Natal/RN

Divulgação

O Setor de Manejo Ambiental (SMA) e Grupo de Ação Ambiental (GAAM), estabelecidos no Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte, em conjunto com estudantes graduandos do curso de Ciências Biológicas da UnP, estão realizando um trabalho de pesquisa que resultará no inventário faunístico do grupo de répteis e anfíbios da unidade de conservação.

O trabalho começou no dia 15.03 com o reconhecimento de trilhas e locais propícios para a pesquisa científica e vai prosseguir até sábado (28.03). A pesquisa deve ser concluída até o fim deste ano e o resultado será juntado a outras já realizadas e farão parte do acervo da Biblioteca do Parque da Cidade, onde ficarão à disposição de estudantes, pesquisadores e o público em geral.

O título do projeto é “Estudo da Herpetofauna no Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte no Município do Natal/RN”. Os estudantes Sebastião Ferreira dos Santos e Simone Loiola Gomes, orientados pelo Professor Mestre em Biologia, Miguel Rocha Neto, farão o diagnóstico da herpetofauna do Parque da Cidade, verificar riqueza e abundância dos anfíbios e répteis no local; existência de espécies endêmicas e ameaçadas de extinção.

“A pesquisa atende uma exigência da Lei Municipal nº 028, de 31 de julho de 2014 – Normas do Parque da Cidade e da Lei Federal nº 9.985, de 18 de julho de 2000 – Sistema Nacional de Unidades de Conservação – SNUC, que ajudam a conhecer, divulgar e proteger a biodiversidade local, garantindo uma melhor qualidade de vida para a cidade e sua população presente e futuras gerações”, orienta Uilton Magno Campos, Chefe do Setor de Manejo do Parque da Cidade.

Por ser uma unidade de conservação ambiental, o Parque da Cidade tem como objetivo legal incentivar a pesquisa científica. “Para isso, o Parque faz um cadastro, que deve ser preenchido pelos pesquisadores interessados e enviados juntos com o projeto de pesquisa para ser avaliado por uma equipe multidisciplinar. Uma vez aprovado o projeto, a pesquisa é autorizada”, explica Jamila Lorena, Ecóloga do Parque.

A ida aos campos só é autorizada se for acompanhada com um guia do Parque e um Guarda Ambiental, conhecedores da fauna e flora existentes. “Toda pesquisa autorizada por nós deve ter o resultado final disponibilizado ao Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte em meio impresso e digital para ser disponibilizado na página oficial da Prefeitura de Natal.”, informa o Administrador do Parque, Carlos da Hora.

As próximas visitas a campo estão marcadas para os dias 27 e 28 de março (sexta e sábado) das 8h às 12h e das 14h às 17h.

Extraído do Portal da Prefeitura do Natal.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: