Fiscalização de Atividades Urbanas – FAU – Natal/RN

Foto: assessoria de imprensa

Em Natal, já são mais de 800 mil habitantes que mantém diversos hábitos de consumo todos os dias afetando o meio ambiente. Por exemplo, a energia elétrica consumida, o tipo de alimentação, os meios de transporte e a geração de lixo. Para dimensionar esses impactos deixados pelo homem no ecossistema da capital potiguar, a Prefeitura de Natal, em parceria com o Banco do Brasil, a Fundação Banco do Brasil, Agência Nacional de Águas (ANA) e a WWF Brasil promovem na terça-feira (31.03), o Lançamento da ‘Pegada Ecológica’ de Natal.

O evento será realizado no auditório do Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte, às 9h, e vai contar com a presença do Prefeito Carlos Eduardo, do Secretário de Meio Ambiente e Urbanismo de Natal (SEMURB), Marcelo Rosado e demais secretários municipais. Além do Superintendente do Banco do Brasil no RN, Sérgio Luiz Cordeiro de Oliveira, representantes da WWF Brasil, membros da sociedade civil organizada, autoridades e entidades ligadas ao meio ambiente.

A Pegada Ecológica de Natal que será entregue à Prefeitura pela WWF-Brasil constitui uma importante ferramenta de apoio ao planejamento e a gestão pública. As informações serão usadas para desenvolver e ampliar ações que ajudem a reduzir os impactos do consumo sobre o meio ambiente.

Sobre a Pegada Ecológica

A Pegada Ecológica de um País, de uma cidade ou de uma pessoa, corresponde ao tamanho das áreas produtivas de terra e de mar, necessárias para gerar produtos, bens e serviços que sustentam determinados estilos de vida.  Expressada em hectares globais (gha) permite comparar diferentes padrões de consumo e verificar se estão dentro da capacidade ecológica do planeta.

Em outras palavras, são os rastros deixados pelo homem traduzidos em hectares para identificar a extensão de território que uma pessoa ou toda uma sociedade “utiliza”, em média, para se sustentar.

O cálculo da pegada ecológica é importante, pois com ele é possível medir, comparar e administrar o uso dos recursos naturais através da economia. Quanto maior a pegada ecológica de uma atividade, mais danos causados ao meio ambiente.

Serviço:

Lançamento da Pegada Ecológica de Natal
Local: Auditório do Parque da Cidade, Avenida Omar O’Grady 8080, Candelária.
Hora: 9h

Programação

8h30 – Café da manhã e abertura
9h – Apresentação do programa Água Brasil
9h15 – Mesa de abertura
9h45 – Lançamento e entrega simbólica da publicação para representantes da Prefeitura de Natal
10h10 – Apresentação da Pegada Ecológica – Fabricio Campos – Ecossistemas
11h15- Plenária para perguntas e considerações
12h – Encerramento

Extraído do Portal da Prefeitura do Natal.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: