Fiscalização de Atividades Urbanas – FAU – Natal/RN

Prefeito autorizou o início da obra na quarta-feira (06.05). O atendimento na unidade, a primeira do Nordeste, será gratuito.

img_alt
Agora no Recife, todas as famílias terão um lugar para cuidar dos seus animais”. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

Na manhã da quarta-feira (06.05), a Prefeitura do Recife deu mais um passo importante na questão dos direitos e cuidados com os animais. Através da Secretaria-Executiva de Direitos dos Animais (Seda), a gestão autorizou o início das obras para o primeiro Hospital Veterinário do Nordeste. O Prefeito Geraldo Júlio e vários representantes da causa animal participaram da solenidade. Orçado em R$ 3,7 milhões, a unidade iniciará os atendimentos em março de 2016.

O Hospital Veterinário do Recife contará com 25 médicos veterinários, que atuarão nas áreas clínica, cirurgia, anestesia, emergência, laboratório, radiografia e ultrassonografia. Com um terreno de 4,3 mil metros quadrados, sendo 1,3 mil de área construída, o Hospital Veterinário do Recife terá três consultórios, três salas de cirurgia, um bloco cirúrgico, laboratório, unidade de recuperação, posto de enfermagem, ambulatório, emergência com dois isolamentos, sala de exames, dois canis e outros espaços.

“Este equipamento servirá para que aquelas famílias de baixa renda tenham a oportunidade de levar seus animais para terem um tratamento adequado e de qualidade. Agora no Recife, todas as famílias terão um lugar para cuidar dos seus animais”, destacou o Prefeito. “A partir de agora, todo prefeito que passar nesta cidade terá que se preocupar com a causa animal com a construção deste hospital”, continuou.

A unidade de saúde animal, que está no Plano de Governo do Prefeito Geraldo Julio, funcionará na Avenida Professor Estevão Francisco da Costa, no bairro do Cordeiro, atendendo cães e gatos, o que corresponde a 99% dos animais domésticos da cidade. Na primeira etapa, serão realizadas 90 consultas e 20 cirurgias por dia, com atendimento 24 horas para emergências, sendo o primeiro do Brasil a oferecer este tipo serviço. O Samu Animal, outro compromisso do plano de governo da gestão, também será oferecido no hospital.

Para o Secretário Rodrigo Vidal, que também é militante na defesa dos direitos dos animais, a Prefeitura do Recife sai na frente em mais esta ação. “O hospital oferecerá cirurgias, consultas e exames de forma pública, e serve de exemplo para as demais prefeituras do País”, disse. O Secretário revelou ainda que o hospital firmará parcerias com universidades que ofereçam o curso de medicina veterinária para minimizar os custos com a manutenção. “O objetivo é realizar uma ação otimizada e reduzir os valores. Nós queremos que a iniciativa privada também participe deste processo”, acrescentou.

BALANÇO

Do início da gestão até agora, a Secretaria-Executiva de Direitos dos Animais já realizou cerca de 700 adoções de animais, 5,1 mil castrações em cães e gatos e 1,5 mil consultas dentro do Programa Veterinário nos Bairros. A secretaria também já realizou a capacitação de 1,1 mil policiais militares para a identificação de possíveis maus tratos em animais, além de quase 300 palestras oferecidas em escolas sobre o tema. Outra ação da Seda é a disponibilidade de um espaço de 54 hectares para abrigar 125 cavalos em situação de abandono ou maus tratos.

Extraído do Portal da Prefeitura de Recife.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: