Fiscalização de Atividades Urbanas – FAU – Natal/RN

Agente de fiscalização observa transporte de resíduos durante operação. Foto: Fernando Coelho (Ascom/Slum)

Com o objetivo de verificar o transporte de resíduos e as condições de manutenção dos caminhões coletores, a Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (SLIM) realizou operação de fiscalização na manhã na quarta-feira (13.05) nas imediações do Conjunto Carminha, no Benedito Bentes, rota de passagem dos veículos com destino ao Aterro Sanitário de Maceió.

Durante a operação, a fiscalização abordou veículos e vistoriou os caminhões com foco principal no chamado cocho, que é uma espécie de recipiente que acumula o chorume gerado pelo lixo coletado. Quando o cocho está furado ou danificado, pode acontecer o vazamento do chorume em via pública, fato que configura crime ambiental e infração no Código Municipal de Limpeza Urbana. Após deixar a carga no Aterro Sanitário de Maceió, os caminhões devem esvaziar o cocho antes de retomar as ruas.

Outro ponto observado foi o transporte de resíduos em caçambas. Nesse caso, a carga deve estar sempre coberta com lona ao ser transportada.

Ao final da manhã, três caminhões foram notificados por vazamento de chorume e um por estar transportando resíduos sem a devida cobertura. “Os que apresentaram vazamento de chorume foram notificados pela Slum e autuados pela Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma). Já o que estava com a carga descoberta foi notificado pela Slum”, explica Carlos Tavares, coordenador de fiscalização da SLUM.

O fiscal aponta que os veículos notificados por vazamento não podem voltar a operar com a coleta até que o conserto seja realizado. “Os caminhões notificados pelo derramamento de chorume tem um prazo de 72 horas para apresentar um laudo sobre o conserto do veículo”, esclarece Tavares.

O Departamento de Fiscalização da Slum avisa que vai continuar com esse tipo de fiscalização, porém, com uma metodologia diferente. “Não vamos mais fazer a operação em um ponto estratégico. Vamos escolher um bairro e fiscalizar os caminhões nos bairros durante a coleta de resíduos”, finaliza.

Fernando Coelho/ Ascom Slum

Extraído do Portal do Município de Maceió.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: