Fiscalização de Atividades Urbanas – FAU – Natal/RN

clique para ampliar(Foto: Ascom-Sema)

A equipe da Educação Ambiental (EA) da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMA) vem realizando ações em Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIS) através de peças teatrais de cunho ambiental a fim de sensibilizar as crianças sobre as consequências do descarte irregular do lixo. A coordenadora da EA, Alana Vasconcelos, explica como são as ações.

“A equipe da Educação Ambiental vem trabalhando com o teatro ambiental, em que é abordada a importância do descarte correto do lixo, principalmente nas praias, onde  percebe-se um alto índice de animais   mortos por ingerirem algum tipo de detrito jogado de forma incorreta, como plásticos e garrafas PET. Então, nesta primeira peça de teatro de fantoches, realizada pela equipe  da EA, é contada a história de um peixinho  que acaba engolindo  um saco plástico no mar, ficando  entre  a vida  e  a morte por conta desta ação, até que ele é salvo  por um veterinário”, explica a coordenadora da EA.

De forma lúdica, o grupo de teatro da EA vem intensificando estas ações nas EMEIS. Com toda a repercussão, a equipe resolveu criar um nome para seu grupo teatral, intitulado ‘Meias e Histórias’.

“Meias e Histórias é um trocadilho em relação ao material que a gente utiliza na criação e apresentação das peças teatrais, usando meias para confeccionar os fantoches. Todos sabem que este material é descartado depois de algum tempo de uso, então o reaproveitamos para contar nossas histórias, fazendo com que seja a matéria- prima base para as nossas ações”, esclarece o estagiário de teatro da EA, Adelvan Caiçara.

A técnica ambiental e integrante do grupo de teatro da EA, Cleudes Maria, completa destacando que estas ações geram resultados positivos. “Estamos tentando inovar, criando outras esquetes, trabalhando com outros temas deste mesmo cunho ambiental, conscientizando e  educando, de forma lúdica, as crianças que assistem aos nossos espetáculos”, conclui.

Extraído do Portal do Município de Aracaju.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: