Fiscalização de Atividades Urbanas – FAU – Natal/RN

A Prefeitura de Natal lançou na tarde da segunda-feira (25.05) a Semana do Meio Ambiente do Natal. O evento será realizado de 05 a 14 de junho no Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte,  com o tema: “Vida Saudável. Cidade sustentável”. E na programação, além das ações de educação e sustentabilidade ambiental, diversas atividades voltadas para a saúde e qualidade de vida de quem prestigiar o evento.

Para o Prefeito Carlos Eduardo, o evento não é apenas mais um estimulo para a conscientização ambiental, é um convite à população para que usem cada vez mais as áreas verdes espalhadas pela cidade. “Queremos que quem participe da Semana do Meio Ambiente não só se conscientize sobre os cuidados com o meio ambiente, mas que também conheça melhor áreas como o Parque da Cidade que além de possuir uma bela arquitetura, uma área excelente para a pratica de exercícios físicos e um contato direto com a natureza dentro da cidade” ressaltou o Prefeito.

Dentre as muitas novidades na programação da Semana, o Município vai realizar a 1ª Alvorada Ecológica e o 1º Concurso de Desenho e Produção Textual em Prosa e Verso, além do Conexão Viver Bem Edição Especial, a Pegada Ecológica Itinerante, a Blitz Educativa de Meio Ambiente, uma Caminhada no Rio Pitimbu, apresentação de vídeos no ECOcine e os projetos África Viva e a Sombra da Mangueira Especial.  Vale a pena conferir.

Marcelo Rosado, Secretário de Meio Ambiente e Urbanismo do Município, que participou do lançamento, informou que o tema meio ambiente será enfatizado não apenas na Semana do Meio Ambiente, mas durante todo o mês de junho vão ocorrer eventos e atividades alusivas ao tema nos principais shoppings centers da cidade, no Bosque nas Mangueiras e no Parque da Cidade. Disse ainda que durante a Semana do Meio Ambiente diversos órgãos públicos estarão iluminados com tons de verde, abrilhantando ainda mais essa semana tão impostante para humanidade.  “Durante o mês de junho instalaremos luzes verdes em diversos prédios públicos para que além de dar mais beleza a nossa cidade, a população possa entrar no clima do evento”, finalizou o Secretário.

Programação Cultural, Discussões e Oficinas

Na programação da Semana do Meio Ambiente 2015, além das intervenções artísticas com músicas e danças, devem contemplar ambientes e espaços para discussão de temas contemporâneos como a gestão e a responsabilidade ambiental e a realização de diversas oficinas ao público, diariamente.

As atividades têm início as 5h da sexta-feira, dia 5 de junho no Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte, localizado no prolongamento da Avenida Prudente de Morais, em Candelária.  Os frequentadores habituais que costumam realizar atividades físicas nas trilhas do Parque vão ser recepcionados pelos instrumentistas Chico Bethoven e Diogo Guanabara com música de altíssima qualidade.  Excelente opção para começar o dia.

A abertura oficial da Semana acontece às 08h do mesmo dia, ocasião em que o Prefeito Carlos Eduardo inaugura o Museu Aberto de Esculturas, com diversos trabalhos selecionados através de edital publicado pela Prefeitura do Natal.  Na sequência, uma cerimônia deve marcar o início do processo de tombamento do Parque Natural Municipal Dom Nivaldo Monte e todo o conjunto da obra assinada pelo arquiteto Oscar Niemeyer, seguida por uma apresentação do músico Carlinhos Zens.

À tarde, diversas oficinas com os temas: meio ambientais, sociedade sustentável, reaproveitamento de objetos descartados e da arte milenar do Origami.

O evento é uma iniciativa do Município do Natal em parceria com o SEBRAE,  Fecomércio, SENAC, FIERN, CTGÁS, UFRN, UERN,  Shopping Midway, Praia Shopping, Partage Norte Shopping, Miranda Computação, Federação da Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Norte (FAERN), Cosern, Caern, WWF Brasil, Associação Nacional de Águas (ANA), Fundação Banco do Brasil, IDEMA, CBTU, Imunizadora Potiguar, Natal Runner, Conexão Viver Bem e Instituto Ancestral.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

5 DE JUNHO
5h às 8h – Intervenções Artísticas nos portões “B” e “E” do Parque da Cidade
8h – Inauguração do Museu Aberto de Esculturas e apresentação de Carlinhos Zens.
9h – Abertura solene com o prefeito Carlos Eduardo e apresentação da programação do Dia Internacional do Meio Ambiente.

Mesas Redondas
Local: Auditório do Parque da Cidade

9h30 às 11h
Mesa 1- (Semurb). Tema: Gestão e Responsabilidade Ambiental
•    Profª Marjorie F. S. Medeiros, Engenheira Civil, Arquiteta e Urbanista, Mestre em Educação;
•    Terezinha Martins, Analista de Conservação, Programa Cerrado Pantanal, WWF Brasil;
•    Drª Maria de Fátima Costa, Juíza do Tribunal de Justiça

11h às 12h
Mesa 2 – Tema: Cultura: Sociedade Sustentável

• Meio Ambiente Natural e Cultural para uma sociedade sustentável
– Drª Andrea Costa, superintendente do IPHAN;
• Meio Ambiente e a Memória Musealizada para uma sociedade sustentável
– Drª Wani Pereira;

12h às 13h30 – INTERVALO

13h30  às 14h30 – Local: Auditório – Exibição de documentários da TV Câmara
•    Dom Nivaldo Monte;
•    Questões Sustentáveis da Cidade;
•    Parque da Cidade

14h – Apresentação “Fragmento do Mar” do Grupo de Dança Gaia – UFRN, no Salão do Memorial Natal.
O Grupo de Dança da UFRN é um projeto de extensão da UFRN com pesquisas na área de Dança. O GDUFRN está em atividade permanente desde 1992. Com uma história de produção criativa e educativa no campo da Dança, o Grupo vem se configurando como um espaço de aprendizado, pesquisa e divulgação da dança no RN.

Oficinas:

14h às 16h
• Designer de lixo.
Oficina para reaproveitamento de objetos descartados no lixo, que serão utilizados para confecção de objetos de decoração e acessórios.
Público alvo: jovens acima de 10 anos.
Quantidade de participantes: 15 a 20 pessoas.

09h às 11h e 14h às 16h
• Origami.
O artista plástico Eugênio Batista Rangel fará demonstrações da técnica do origami durante todo o dia para os visitantes interessados em aprender um pouco desta arte milenar.

14h às 16h
• Contação de histórias.
Oficina para contação de histórias, levando as crianças a embarcarem no universo lúdico das histórias infantis.
Público alvo: geral.
Quantidade de participantes: 15 a 20 pessoas.

14h às 16h
• Brinquedos recicláveis.
Oficina com o objetivo de ensinar crianças e adultos a utilizar elementos do dia a dia para criar brinquedos.
Público alvo: jovens acima de 10 anos.
Quantidade de participantes: 15 a 20 pessoas.

Extraído do Portal da Prefeitura do Natal.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: