Fiscalização de Atividades Urbanas – FAU – Natal/RN

Voçoroca da Rua São Bráulio no Bairro Planalto. Foto: Blog do BG.

O Secretário de Obras Públicas e Infraestrutura do Município do Natal, Engenheiro Tomaz Pereira Neto e a Procuradora de Meio Ambiente do Município, Dra. Cássia Bulhões, se reuniram com o Diretor do Instituto de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Rio Grade do Norte (IDEMA) na manhã de segunda-feira, 25.05, para discutirem as próximas etapas do projeto de drenagem e pavimentação das ruas do Bairro Planalto, que se encontra na Bacia do Rio Pitimbu, na Zona Oeste da Cidade.

Para a viabilidade da obra, será necessária a elaboração de três opções de projetos que devem se apresentados pela Secretaria de Obras do Município (SEMOV) ao IDEMA, ocasião em que serão definidos os termo de referencia para os estudos ambientais exigidos pelo órgão ambiental do Estado. “Essa primeira etapa é destinada a análise do melhor projeto, com ele, trabalharemos os estudos ambientais para o setor e, somente depois disso, é que cairemos em campo na busca de recursos financeiros”, explicou o Secretário Municipal Tomaz Neto.

A preocupação da sociedade e, consequentemente do Município, é minimizar os impactos ambientais que atualmente assoreiam trechos do Rio Pitimbu,  uma das principais fontes de abastecimento de água das Zonas Sul, Leste e Oeste da cidade.  Um bom exemplo disso é a enorme voçoroca aberta na Rua São Bráulio, que carreia material para o leito do Rio.  Por isso, tanto a drenagem como a pavimentação são importantes para a preservação do Pitimbu, bem como melhora, significativamente, as condições ambientais e sanitárias dos moradores do Bairro Planalto, um dos poucos bairros que ainda tem vazios urbanos para a expansão imobiliária na Capital Potiguar.

Para Tomaz Neto, “essa via em destaque já sofre há bastante tempo com um grande buraco (voçoroca) que se abriu por conta das águas de chuva. Com o projeto aprovado e com o dinheiro em mãos, tocaremos a obra definitiva para o setor, acabando de vez o problema da condução da areia em excesso ao Rio Pitimbu, responsável por aproximadamente 40% do abastecimento de água da população da capital”.

Ministério Público do Estado e técnicos da SEMOV marcam visita técnica na Rua São Bráulio

Na quinta-feira (28.04), às 14h, a Promotora de Justiça de Defesa do Meio Ambiente do MPRN, Dra. Gilka da Mata, deve visitar a Rua São Bráulio acompanhada do Secretário Tomaz Neto e de técnicos da SEMOV para fazerem, juntos, vistoria a análise, in loco, da atual situação e dos trabalhos desenvolvidos pelo Município para conter o avanço da voçoroca em direção ao Rio Pitimbu. “Ela irá observar as melhorias que fizemos no local e conversaremos sobre o projeto de obras para a drenagem do bairro”, finalizou Tomaz Neto.

Com informações do Portal da Prefeitura do Natal.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: