Fiscalização de Atividades Urbanas – FAU – Natal/RN

Assessoria Semurb/ Wellison Felipe

O manuseio, acondicionamento e descarte de resíduos sólidos em Natal, é uma preocupação da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb). Pensando em ampliar o debate em torno da questão, a secretaria participou na manhã dessa quinta-feira, 28, de uma audiência pública na sede Procuradoria-Geral de Justiça, para discutir soluções ambientais no descarte desse material.

A audiência foi uma proposição do Promotor, João Batista Machado, da 41ª Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente. Estiveram presente o Secretário da Semurb, Marcelo Rosado, técnicos da pasta, como também, representantes da sociedade civil organizada e do setor empresarial.

Segundo o Promotor João Batista Machado, a audiência surge da necessidade de encontrar soluções para as dificuldades enfrentadas com o gerenciamento desses resíduos. Ele explica que muitos setores ignoram a seletividade que é à base da logística reversa. Esse fato acarreta graves prejuízos ambientais. “Para a obtenção da sustentabilidade há necessidade do ordenamento legal de toda a cadeia dos resíduos, adoção da logística reversa e de medidas compensatórias aos operadores do processo”, destaca.

O Secretário Adjunto de Fiscalização e Licenciamento da Semurb, Daniel Nicolau, expôs as ações que a Secretaria vem desenvolvendo para validar as políticas ambientais de descarte adequado desses resíduos. Além disso, ele destaca o trabalho do setor de Licenciamento, que também exerce um papel fundamental nesse processo. “Antes de licenciar qualquer empreendimento é exigido um plano de gerenciamento de resíduos, que deve ser cumprido pelo cidadão que busca licenciamento” completa.

O Secretário da Semurb, Marcelo Rosado, destacou o trabalho constante da secretaria no processo de conscientização da população para a necessidade de destinar de forma correta os eletroeletrônicos. Destacou que o Setor de Educação Ambiental da secretaria é responsável por campanhas de conscientização ambiental para alertar a população sobre a importância de fazer a destinação adequada desse lixo, evitando assim a contaminação do solo e da água e favorecendo o meio ambiente.

Durante a semana do meio ambiente, que acontece a partir de 5 Junho, a Urbana com o apoio da Semurb vai promover uma campanha entre os dias 8 e 12 para coletar eletrodomésticos e eletrônicos fora de uso.

Veja os pontos de coleta:

*Secretaria Municipal de Tributação- Rua Assú, 394, Tirol;
*Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves- Av. Coronel Estevam, próximo a rodoviária;
*Miranda Computação- Av. Prudente de Morais, 2164 – Lagoa Seca;
*Faculdade Estácio de Sá- Zona Norte;
*Agência Reguladora de Saneamento Básico de Natal- Rua Dr. Poty Nóbrega, 344 – Lagoa Nova;

Extraído do Portal do Município do Natal.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: