Fiscalização de Atividades Urbanas – FAU – Natal/RN

Navalhada

Enquanto isso em Natal, que não possui qualquer plano de segurança para eventos públicos, a Guarda Municipal completa dois meses em greve sem perspectiva de retornar ao trabalho, prejudicando serviços essenciais como o combate a poluição sonora, a patrulha das Zonas de Proteção Ambiental e a fiscalização de ocupação de espaços públicos pelo mercado informal.

Em dezembro teremos o Natal em Natal, um dos maiores eventos públicos de massa realizado na Capital e Deus queira que seja tão tranquilo quanto a Mossoró Cidade Junina. E conseguir fazer será um grande desafio, pois Natal, a maior mais poderosa prefeitura do Rio Grande do Norte possui uma guarda municipal com apenas 7 viaturas para pouco mais de 400 guardas, quando não estão baixadas e no máximo três equipes em serviços normais, uma do Grupamento de Ação Ambiental (GAAM) e duas da Ronda Municipal (ROMU), muito aquém da sua capacidade e menos da metade da capacidade de Mossoró, que possui 20 viaturas para 300 guardas.

Uma vergonha.

Fiscal Ambiental.

A 19ª edição do Mossoró Cidade Junina foi, comprovadamente, a mais segura da história. O Plano Integrado de Segurança do evento, coordenado pelo Poder Executivo municipal, em parceria com órgãos como a Polícia Militar, Civil, Corpo de Bombeiros e Segurança Privada reduziu em 63,1% o total de ocorrências durante os festejos, em relação ao ano passado. Os dados foram apresentados na tarde desta terça-feira, 30.

“Os números ratificam que tivemos o Mossoró Cidade Junina mais tranquilo de todos os tempos. É gratificante, enquanto gestor, constatar a satisfação do público com o evento, lembrar que milhares de pessoas, famílias inteiras prestigiaram a festa com segurança, sem nenhuma grave ocorrência. Quero agradecer o empenho de todas as forças de segurança envolvidas, em especial a nossa Guarda Civil, que desempenhou um excelente trabalho”, destacou o Prefeito Francisco José Júnior.

Dados divulgados pela Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Civil mostram que em 2014, o MCJ registrou 84 ocorrências. Em 2015 o número caiu para 31, o que corresponde a uma redução de 63,1%, resultado alcançado através de um trabalho integrado, que contou, por exemplo, com um efetivo de aproximadamente 600 agentes de segurança durante os dias de shows na Estação das Artes Elizeu Ventania.

O Plano Integrado de Segurança também contou com uma Plataforma de Observação Elevada, oito câmeras de videomonitoramento. A estrutura atuou em conjunto com o Centro de Comando e Controle Móvel, com mais cinco câmeras instaladas. O sistema de controle da Coordenadoria Integrada de Operações da Polícia Militar (CIOSP) também esteve à disposição do evento, assim como o micro-ônibus do programa “Crack, é possível vencer”, também com cinco câmeras.

Mais uma etapa da “Operação Integrada” é lançada na cidade

Durante a apresentação do balanço do Plano Integrado de Segurança do Mossoró Cidade Junina, também foi lançada mais uma etapa da “Operação Integração”, iniciativa idealizada pelo Prefeito Francisco José Júnior que reúne cerca de 100 homens e mais de 20 viaturas, com o objetivo de reduzir os índices de violência da cidade.

“Percorremos os quatro quadrantes da cidade, intensificando rondas, patrulhamentos e promovendo abordagens em diversos bairros. O apoio dos comandos da Polícia Militar, nas pessoas do major Humberto Pimenta e major Oliveira Fagundes, tem sido fundamental nos resultados que estamos alcançando. Após o Mossoró Cidade Junina, estamos retomando a Operação Integração, que no primeiro semestre conseguiu reduzir significativamente a criminalidade em nossa cidade”, concluiu o secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Civil, Alvibá Gomes.

Fonte: SECOM

Extraído do Blog da Guarda Municipal de Mossoró.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: