Fiscalização de Atividades Urbanas – FAU – Natal/RN

Divulgação SMS

Em comemoração ao Dia Nacional da Vigilância Sanitária, instituído pela Lei Federal nº 13,098/2015, os servidores do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (DVS/SMS) participaram de sessão solene na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, na manhã de terça-feira (11.08). Durante o evento, que reuniu ainda representantes do setor nas esferas nacional e estadual, foi reafirmada a importância do apoio da sociedade às ações desenvolvidas para a promoção da saúde e a prevenção de doenças e agravos que coloquem em risco a vida das pessoas.

Para a Diretora do DVS/SMS, Juliana Araújo, o trabalho realizado pela vigilância sanitária é um dos setores primordiais para a Saúde Pública e deve ser desenvolvido com o apoio e a participação da sociedade, para o máximo aproveitamento e resultados positivos, seja por meio de ações educativas e de orientação ou fiscalizatórias. Ela disse que a comemoração é uma forma de atrair a população para junto do setor, para um trabalho conjunto entre SMS e a comunidade natalense.

“A política hoje é orientadora e participativa, ou seja, queremos que a população venha até nós para nos dizer quais as maiores necessidades que ela quer que trabalhemos e quais as maiores dificuldades existentes para que possamos atender às demandas, para uma resposta imediata e oportuna. Trabalhamos com planejamento e as denúncias feitas são importantíssimas para que possamos evitar novos riscos, adoecimentos e problemas que podem vir a surgir”, afirmou.

Juliana Araújo explicou também que, para a promoção à saúde e a prevenção de agravos, com a diminuição dos riscos sanitários por meio de ações educativas e fiscalizatórias, o DVS segue as normas estabelecidas pelo Ministério da Saúde. “Ainda hoje, a população possui um olhar muito crítico em torno da Vigilância Sanitária, como se ela fosse somente um órgão punitivo, mas precisamos trabalhar de forma que ela nos veja como um parceiro fundamental para a Saúde Pública”, finalizou.

Órgão democrático

Para o Chefe do Setor de Vigilância Sanitária de Natal, José Antônio, esse é um momento de discussão e reflexão sobre a importância do setor para a sociedade, democrático e presente na vida de todos os cidadãos, sejam ou não usuários de planos de saúde. A Vigilância está presente no dia a dia das pessoas e nos diversos ambientes, como na qualidade da água, nos alimentos comercializados, nos restaurantes, nos hospitais, nos salões de beleza, entre outros.

“A Vigilância Sanitária é a primeira ação de Saúde Pública no Brasil, a parte do Sistema Único de Saúde (SUS) mais democrática que existe porque atende desde o mais rico ao mais pobre. Todos, independente de ter plano de saúde ou não, usa os serviços do órgão do acordar ao adormecer, então, essa ação de promoção e prevenção à saúde, desde produtos e serviços. é uma missão desafiadora e a mesma função, seja em uma cidade como São Paulo, com milhões de pessoas ou em uma com apenas 20 mil habitantes”, explicou.

Extraído do Portal do Município do Natal.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: