Fiscalização de Atividades Urbanas – FAU – Natal/RN

Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife apresentará uma proposta preliminar da certificação. Iniciativa contemplará as moradias populares

Um debate sobre a regulamentação de selos para construções sustentáveis será promovido, na quarta-feira (12.08), pela Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife (SMAS). A certificação, que já está prevista em lei, será discutida na 4ª reunião do Comitê de Sustentabilidade e Mudanças Climáticas (Comclima), das 9h às 13h, no auditório do Museu da Cidade, localizado no Forte das Cinco Pontas, Bairro São José.

No evento, aberto ao público, a SMAS apresentará uma proposta preliminar de certificação, com foco em quatro eixos: eficiência energética, cobertura vegetada (solo ou superfícies construídas), otimização do consumo da água e suportes à mobilidade (bicicletário, banheiros com chuveiros na área comum de prédios, etc). A intenção é estimular o uso de materiais ecologicamente corretos, artifícios arquitetônicos que privilegiem a iluminação natural indireta, além de mecanismos para reuso e diminuição do desperdício de água.

“A certificação faz parte de um conjunto de estratégias para diminuir as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) na cidade. A expectativa é que ela incida de forma mais representativa na redução de CO2 proveniente do consumo energia na construção civil”, disse a secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Cida Pedrosa. Segundo ela, o inventário de GEE do Recife aponta que o setor hoje é responsável por 15% das emissões no município.

Afora as edificações convencionais, o projeto do selo recifense pretende contemplar as moradias populares. “Existem soluções de baixo custo que podem ser adotadas por todos. Em parceria com a ONG Habitat para Humanidade, testamos 10 soluções voltados para esse público. A ideia é estimular que essas medidas sejam adotadas nas comunidades. Elas geram benefícios tanto para a natureza quanto para o orçamento das famílias, como a economia na conta de luz e de água”, explica Cida Pedrosa.

Na reunião, também haverá uma palestra sobre a experiência de selo verde da Prefeitura de Belo Horizonte (MG), que foi pioneira neste tipo de iniciativa no Brasil. A apresentação será feita pelo gerente da Secretaria de Meio Ambiente da capital mineira e idealizador do Selo BH Sustentável, Weber Coutinho. Lá, o programa de certificação foi implantado para empreendimentos públicos e privados desde 2012.

Ainda participarão do debate Socorro Leite, representante da ONG Habitat para a Humanidade; José Antônio de Lucas Simon, vice-presidente do Fórum de Construção Sustentável do Sinduscon-PE; o arquiteto Pablo Patriota, da Jirau Arquitetura; e Igor Albuquerque, gerente de Mudanças Climáticas do Iclei (Local Governments for Sustainability). Todos têm atuação na área de projetos habitacionais e não habitacionais com foco em construções de menor impacto à natureza.

COMCLIMA

Criado pelo Prefeito Geraldo Julio, o Comclima é formado por seis secretarias municipais, instituições públicas e da sociedade civil com a missão de estabelecer políticas para enfrentar o aquecimento global. Ele é coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife e composto pelas pastas de Planejamento e Gestão; Desenvolvimento e Planejamento Urbano; Mobilidade e Controle Urbano; Infraestrutura e Serviços Urbanos; Saneamento e Habitação. O trabalho do grupo insere a capital pernambucana no centro do debate sobre as mudanças climáticas no país.

Serviço

O quê: Recife debate regulamentação de selo verde para construções sustentáveis
Quando: nesta quarta-feira (12), às 9h
Onde: auditório do Museu da Cidade, localizado no Forte das Cinco Pontas, bairro de São José.

Extraído do Portal do Município de Recife.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: