Fiscalização de Atividades Urbanas – FAU – Natal/RN

Em sua terceira edição que será publicada na próxima semana, a revista eletrônica e impressa “Parque da Cidade em Revista”, comemora a emissão do ISSN – Internacional Standard Serials Numbers e passa de Revista de Divulgação para a categoria de Revista Científica, onde podem ser publicados artigos relacionados a trabalhos científicos que sejam ligados ao meio ambiente. Com isso, o Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte, que é a única Unidade de Conservação Ambiental de Proteção Integral do município de Natal, passa a ser pioneiro como Unidade Municipal de Conservação Ambiental do Brasil a possuir uma revista científica própria. “Parque da Cidade em Revista” será referência para pesquisas e artigos publicados que ficarão registrados no cadastro da Biblioteca Nacional.

Segundo Fernando Medeiros, um dos integrantes do Conselho Editorial, “Parque da Cidade em Revista” surgiu da necessidade de divulgar pesquisas e informar ao público em geral sobre os trabalhos científicos que estão sendo desenvolvidos no município de Natal. “A revista veio preencher uma lacuna para esse tipo de divulgação, já que nós temos pesquisas feitas tanto pela equipe técnica do Parque da Cidade, como da comunidade acadêmica e científica do RN. O Parque é rico em assuntos para pesquisas e nós sentimos a necessidade desse espaço para divulgação”, explica Medeiros.

O ISSN é um código numérico que funciona como identificador único para cada título de publicação em série aceito internacionalmente e é definido pela norma ISSO 3297:2007 – Information and Documentation International Standard Serial Number – ISSN, gerida pelo ISSN International Centre. No Brasil, o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) e, em Portugal, a Biblioteca Nacional atuam como centros nacionais dessa rede.

De acordo com as normas estabelecidas, as possíveis contribuições para publicar em “Parque da Cidade em Revista” deverão ser nas formas de Artigo Técnico; Nota Técnica; Matéria Técnica; Atualidade Técnica e os assuntos devem estar relacionados diretamente ao Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte, bem como a Unidades de Conservação; Parques Nacionais; Gestão Ambiental; Legislação Ambiental; Ecologia; Meio-Ambiente; botânica; biologia; geomorfologia e hidrologia regionais ou locais; Zonas de Proteção Ambiental do Município de Natal; Aquífero Dunas/Barreiras; fauna e/ou flora do Município de Natal.

Veja mais sobre as normas aqui: http://natal.rn.gov.br/semurb/revistas/file/REVISTA_Normas_para_Publicacao.pdf

Para o Gestor do Parque da Cidade, Carlos da Hora, a mudança de categoria da revista vai dar mais credibilidade aos artigos e trabalhos quando são publicados numa revista desse cunho. “Com a mudança, “Parque da Cidade em Revista” vai agregar valores muito importantes aos trabalhos de pesquisa que estão se desenvolvendo no Parque da Cidade ou em qualquer outro local relacionado ao tema meio ambiente. Vai dar maior visibilidade às publicações, desde que se adequem às normas da revista”, disse o Gestor.

Os textos deverão ser encaminhados por e-mail ao Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte, no endereço eletronicoparquedacidade@natal.rn.gov.br com o assunto “Submissão de Artigo”, que será avaliado por uma comissão interna antes da publicação.

Com tiragem mensal de mil exemplares impressos, “Parque da Cidade em Revista” foi lançada no mês de julho durante a CB-27, que aconteceu em Natal e reuniu secretários de meio ambiente e seus representantes de todo o país no Parque da Cidade. O periódico está disponível na página oficial da Prefeitura do Natal: http://natal.rn.gov.br/semurb/revistas/index/ e pode ser visualizada ou para download gratuitamente.

Extraído do Portal do Município do Natal.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: