Fiscalização de Atividades Urbanas – FAU – Natal/RN

Extraído do Blog Fiscal de Posturas.

 :

O sonho
Sonhe com aquilo que você quer ser,
porque você possui apenas uma vida
e nela só se tem uma chance
de fazer aquilo que quer.
Tenha felicidade bastante para fazê-la doce.
Dificuldades para fazê-la forte.
Tristeza para fazê-la humana.
E esperança suficiente para fazê-la feliz.
As pessoas mais felizes não tem as melhores coisas.
Elas sabem fazer o melhor das oportunidades
que aparecem em seus caminhos.
A felicidade aparece para aqueles que choram.
Para aqueles que se machucam
Para aqueles que buscam e tentam sempre.
E para aqueles que reconhecem
a importância das pessoas que passaram por suas vidas.

Clarice Linspector

Quem me acompanha pela web sabe, desde os tempos do orkut (né, Evânio Mafra?!) me dedico a juntar Fiscais, divulgar bons exemplos de ações fiscais e propor soluções, mas, também, critico, falo o que penso e sei escutar o que não gosto, nem sempre com passividade. Sabe quando os sonhos vão virando realidade? Pois é, ando assim… vivenciando meus sonhos desde 2009, nasceu assim o http://www.fiscaldeposturas.com.br, mais do que um blog, uma rede que integra todas as mídias sociais. O que antes era feito por email passou a ser quase imediato, o facebook me permitiu reunir centenas de Fiscais e ajudá-los a se conhecer. Do digital para o real… fui a Brasília (a convite do Governo do DF e encontrei Marcelo Faria e Eduardo Jorge, um querido), a FIPE-SP (a convite dos pesquisadores para o Ministério do Trabalho e Emprego), a Câmara Legislativa de São Paulo (a convite de Claret Fortunato, Presidente do SAVIM) e a Goiânia (a convite de Isabel Santos e Ricardo Manzi). Encontrei mais Fiscais que tinham a vontade de criar um coletivo de Fiscais (sintam-se abraçados, amigos, todos nas pessoas de Ronaldo Freire, Eneylândia Rabelo, Glauber, Marta Jucá e Ana Lúcia, Jacqueline Maltez, Anna Araújo, Dânya, Marcelo Gobbi, Tito Lívio, Roberto Rodrigues e Luh Paulino). Conseguimos criar a ANAFISC, em Brasília… missão cumprida no coletivo de Fiscais.

#PartiuNovosSonhos #QueroConhecerMaisFiscais

 :


 :

Logo enxuto

Leonardo e Lílian; Evânio e Mariana:

Leonardo e Lílian; Evânio e Mariana

Fui convidada por Leonardo Almeida e Evânio Mafra, Fiscais de Atividades Urbanas de Natal, RN, para “montar” o terceiro e último dia do V Encontro Regional de Fiscais de Atividades Urbanas – V EREFAU, no Natal, RN. Indiquei as boas práticas de Rio Branco, Fortaleza, Vila Velha, Serra e São Paulo. Levei toda a Diretoria da ANAFISC, quem não estava ao vivo compareceu em vídeo gravado para o evento. O que era para ser um evento regional virou foco da atenção nacional entre os dias 01 e 03 de outubro de 2015.

 :

A estrutura do evento

Registro de ideias para quem quer organizar um evento

Chegamos, eu e Marilene (FAU de SJRP, SP), no Aeroporto do Natal por volta das 1:30h do dia 01/10. Evânio e cia. estavam nos esperando… alegria geral, encontramos uma parte da delegação de Serra, ES (Ronaldo Freire e amigos), no saguão do Aeroporto.  É uma sensação muito legal encontrar pessoas com as quais você “conversa” virtualmente. O Aeroporto é longe, deu tempo pra saber do que iria rolar nos dias seguintes; os meninos fiscais potiguares contaram um pouco dos seus avanços na Fiscalização. Instaladas em hotel da região central (tentei, mas Anna Araújo, de Vila Velha, ES, acabou acordando quando cheguei), conseguimos dormir três horas. Às 8h, já estávamos a caminho da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo do Natal (SEMURB).

E começaram as surpresas… a maior de todas: gente, eles tiveram patrocínio da iniciativa privada!!! Evânio disse que haviam feito ações especiais com um grupo de empresas, depois de adequadas ambientalmente, estas empresas tornaram-se parceiras na difusão de práticas ambientais. Daí, que, ao decidirem sediar o V EREFAU, as empresas foram chamadas na SEMURB para conhecer o projeto e todas, eu disse todas, aderiram, juntando-se às instituições públicas/ONGs participantes:

  • para o folder “Reduza as marcas que deixamos no planeta”: Prefeitura do Natal, RN; Associação Nacional de Águas (ANA); Fundação Banco do Brasil; WWF; e Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN);
  • para as despesas com coffee-break, traslado, confraternização final, caderno de anotações, pastas, sacolas de tnt, canetas, publicidade (e tinha outdoors por toda a cidade) e o folder do meu blog irmão (https://fiscalambiental.wordpress.com) com a programação do V EREFAU (aqui só menciono os maiores contribuintes): Grupo Duarte RN (Duarte Usina de Reciclagem de Resíduos da Construção Civil, Duarte Locações, Madeireira Duarte e Disk Caçamba Duarte );CAERN (Cia de Águas e Esgoto); CEI Mirassol (para cessão do Auditório principal); Montana Empreendimentos Imobiliários; Cervejaria Continental; Rota Mídia Exterior; Bandeirantes Mídia Exterior; SBS Outdoor; e Best Place Mídia Exterior.

 :

 :

  :

 :

 :   :

  :

 :

 :

Muito mimo! Eneylândia Rabelo, de Fortaleza, com a caneca que foi oferecida de brinde aos ocupantes das mesas durante o evento.

 :

E a placa entregue para Leonardo Almeida no encerramento do evento.

 :

 :

Olhem este folder que veio junto com o material distribuído no evento!

 :

 :


E ganhamos um tour pela SEMURB

 :

 :

A SEMURB funciona no prédio que foi de uma escola. É tudo amplo, arejado, arborizado. Tem até um pequeno auditório. Muito bem sinalizado. Com entradas independentes para atendimento ao público e funcionários. As janelas que recebem o sol diretamente tiveram as vidraças substituídas por painéis de madeira com o símbolo da SEMURB (que, aliás, foi estilizado para evitar muitos detalhes e também está em todas as placas de identificação).

 :

Os “tiozinhos”, que cuidam de separar o material para as operações e guardar o apreendido, foram super atenciosos. De noite, na abertura, estavam lá, chiques com fardamento zerado.

 :

Nas portas da Fiscalização, a identificação é com placas que aderem e descolam facilmente, já que são usadas para adesivar mais veículos em operações especiais.

 :

Encantada! Olha a colagem de símbolos formando a borda deste mural!

O credenciamento e a solenidade de abertura

O credenciamento foi às 17h do dia 01/10/2015. Fomos recebidos por todos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo com fardamento novo para a ocasião.

 :

Banda da Polícia Militar e mesa composta por autoridades, sob o comando de Leonardo Almeida.

 :

As palestras aconteceram nas manhãs dos dias 02 e 03/10, no Auditório do CEI-Centro de Educação Integrada/ Mirassol

 :

As oficinas e painéis ocorreram na tarde do dia 02/10, no Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte

 :

Um ônibus só de Fiscais indo para o Parque da Cidade

 :

Momentos e flagrantes

 :

 :   :

As delegações

 :

 :

 :

 :

 :

 :

 :

 :

 :

 :

 :

 :

E, porque onde tem Fiscal, tem festa…

 :

Nossos anfitriões: Gustavo Szilagyi e Layana Cunha

 :

 :

 :

Terminamos com festa!

 :


Super, hiper, mega, blaster obrigadaaaaa!

Acompanhem meu blog irmão: http://www.fiscalambiental.wordpress.com

Vejam mais fotos em https://fiscalambiental.wordpress.com/eventos/v-encontro-regional-de-fiscais-de-atividades-urbanas/v-erefau-album-de-fotogravias/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: