Fiscalização de Atividades Urbanas – FAU – Natal/RN

Agentes do Grupamento de Ação Ambiental da Guarda Municipal do Natal (GAAM/GMN) prenderam na tarde da terça-feira (27.10), um homem extraindo orquídeas da Unidade de Conservação Ambiental onde se localiza o Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte. A ação se deu no momento em que uma viatura da GMN realizava patrulhamento da área.

De acordo com o Comandante do GAAM/GMN, os guardas municipais visualizaram o infrator no meio da mata nativa fazendo a extração dos vegetais.  Nesse momento, foi dada voz de prisão a Renan Dantas, que tentou empreender fuga, mas foi detido pela equipe da Guarda Municipal. “O cidadão já tinha retirado da vegetação nativa do Parque da Cidade várias orquídeas, que segundo o próprio, seriam vendidas no comércio”, explicou.

O homem detido foi conduzido à Delegacia Especializada em Proteção ao Meio Amboiente (DEPREMA) onde foi lavrado a prisão em flagrante delito, sendo enquadrado no art. 40, da Lei de Crimes Ambientais (Lei Federal 9.605/98). A lei federal que instituiu o Sistema Nacional de Unidade de Conservação proíbe a retirada de qualquer elemento da fauna e da flora proveniente de áreas de proteção ambiental.

As plantas recuperadas pelos guardas municipais foram levadas para o Parque da Cidade e entregues a administração da unidade de conservação, que as encaminhou ao setor de manejo ambiental para que seja efetuada a reintrodução das orquídeas no habitat natural.

Extraída do Portal do Município do Natal.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: