Fiscalização de Atividades Urbanas – FAU – Natal/RN

Três municípios do interior do Ceará receberam blizte do Programa de Combate à Fumaça Negra, realizadas pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), por meio da Gerência de Análise e Monitoramento (Geamo), no período de 20 a 22 desse mês. As ações ocorreram em Crateús, Ipú e Canindé, respectivamente, e vistoriaram 307 veículos movidos a diesel, entre ônibus, caminhões, transportes alternativos, pick ups. Foram autuados por excesso de fumaça 14 automóveis.

Com a ocorrência sistemática das blitze, a Semace busca minimizar a poluição atmosférica ocasionada pelo material expelido pelos carros. Além disso, a equipe da autarquia tenta conscientizar os motoristas a ficarem atentos para a quantidade de fumaça. Para evitar essa contaminação do meio ambiente e prejudicar a própria saúde humana, a Superintendência aconselha aos responsáveis pelos automóveis que realizem com frequência a manutenção necessária no motor.

O teste para verificar a quantidade de fumaça emitida pelo veículo é feita com a escala de Ringelmman Reduzida. Composta por cinco cores, que variam do cinza claro ao preto total, a medida é utilizada de maneira a comparar a cor do material expelido pelo veículo com um dos seus índices. Os dois primeiros são considerados pela legislação dentro dos padrões. Porém, os três seguintes indicam que o carros está fumaçando acima do permitido e deve ser autuado. As multas aplicadas variam, de acordo com o grau de poluição, de R$ 1.459,14 a R$ 5.836,56.

Fhilipe Augusto
Assessoria de Comunicação da Semace
Twitter: @Semace
Facebook: semace.gov

Extraído do Portal da SEMACE.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: