Fiscalização de Atividades Urbanas – FAU – Natal/RN

A Secretaria de Meio da Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente do Município de Maceió (Sempma), intensificou o combate irregularidades e ações danosas ao meio ambiente. Com o aperfeiçoamento dos agentes ambientais e fiscalização enérgica e eficaz, o órgão adquiriu equipamentos de última geração, reestruturou a frota terrestre e aquática e investiu na construção e requalificação de praças e áreas públicas.

Fiscais durante ação da Sempma. Foto: Pei Fon/ Secom MaceióFiscais durante ação da Sempma. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

Uma das ações mais relevantes foi a reabertura do Parque Municipal, que foi reativado como importante espaço de contemplação de espécies nativas e prática de atividades de lazer.

A Educação Ambiental trabalha com ações dentro do Parque e desenvolve  ações itinerantes em escolas e espaços de lazer, promovendo a conscientização sobre a preservação ambiental. As trilhas dentro da Unidade de Conservação são feitas de terça-feira a domingo das 8h às 17h. O parque recebe o maior número de visitantes durante os fins de semana, quando  famílias aproveitam os 82 hectares de Mata Atlântica preservada divididos em cinco grandes trilhas.

A fiscalização de combate aos crimes ambientais já interditou bares, restaurantes, aterros clandestinos, hipermercados e agências bancárias, obrigando-os a se adequar à legislação ambiental. Equipamentos modernos, como drone, GPS, carros com tração nos 4 eixos, motos aquáticas e lanchas dão suporte ao trabalho dos agentes ambientais, que ganham mais autonomia para executar os serviços de forma mais ostensiva, combatendo práticas como queimadas, supressão ilegal de vegetação e esgoto clandestino.

Fiscais durante ação da Sempma. Foto: Pei Fon/ Secom MaceióFiscais durante ação da Sempma. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

Com apenas 34% cobertos por rede de saneamento, Maceió agora conta com rigorosa e constante Operação de Combate ao Esgoto Clandestino. Com a punição dos responsáveis pelos lançamentos irregulares de esgoto nas praias, importantes obras emergenciais de saneamento começam a ser executadas pelos órgãos concessionários do serviço.

Espaços de Lazer

Obras na Praça da Faculdade. Foto: Pei Fon/ Secom MaceióObras na Praça da Faculdade. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

Maceió permaneceu por anos sem que nenhuma praça, mirante ou canteiro central tenha sido reformado ou revitalizado. Na gestão atual, já foram entregues mais de 10 logradouros totalmente revitalizados e outros oito estão em fase de construção ou reforma. A Praça Afrânio Jorge, mais conhecida como Praça da Faculdade, no bairro do Prado, é um dos locais que passa por reestruturação. A obra foi viabilizada por meio de parceria com a iniciativa privada e quando estiver pronta, vai revitalizar importante espaço de convivência da capital.

Ascom Sempma

Extraída do Portal do Município de Maceió.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: