Fiscalização de Atividades Urbanas – FAU – Natal/RN

semob2Por Pollyana Sorrentino

‘Eu Quero Paz no Trânsito’. Foi com esta vontade de ter cada vez mais segurança na mobilidade urbana da cidade, que centenas de pessoas se reuniram no domingo (24.01), no Busto de Tamandaré, na Praia de Tambaú.  A campanha, realizada pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), marcou o Dia Municipal da Paz no Trânsito – 24 de janeiro.

Sob o comando de educadores de trânsito da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP), os participantes da campanha vestiram-se de branco e realizaram uma caminhada até o Largo da Gameleira.

Entre os temas abordados foram destacados o respeito a faixa de pedestres e as sinalizações, não misturar bebida alcoólica e direção, não usar aparelhos celulares enquanto dirige e garantir a segurança de pedestres e ciclistas.semob1

De acordo com o Superintendente da Semob, Carlos Batinga, garantir a tranquilidade nas vias urbanas é um dever de todos. Quando há respeito a sinalização, os riscos de acidentes com vítimas são menores. “Precisamos de um trânsito mais humanizado e, para isso, chamamos a população para estar conosco fazendo a sua parte. Devemos proteger vidas”, disse o Superintendente.

Durante o evento foram distribuídos adesivos para todos que passeavam entre as Praias de Tambaú e Cabo Branco. “Nosso intuito é educativo, são em momentos como esse que podemos conversar com as pessoas e orientá-las sobre a importância de mantermos boas práticas”, ressaltou Gilmara Branquinho, Chefe da Educação de Trânsito da Semob.

Ana Carla Lopes, filha da Defensora Pública Fátima Lopes, que morreu após um acidente de carro em 24 de janeiro de 2010, falou sobre a importância do evento. “Hoje não é dia de tristeza, é dia de lembrar que a violência no trânsito precisa acabar e a educação deve prevalecer para que possamos mudar o cenário atual do nosso trânsito”, afirmou.

semobNina Ramalho, que sofreu a perda de três familiares em um acidente de trânsito há 8 anos, também esteve presente. “Eventos como este representam a esperança. As pessoas precisam absorver essas mensagens para que outras famílias não sofram. Além das campanhas educativas precisamos reforçar nossas fiscalizações também”, diz.

Além de moradores da cidade, turistas que transitavam pelo local ficaram impressionados com a preocupação da Prefeitura Municipal em conscientizar a todos por um trânsito mais seguro. Gorette Menezes veio de Alagoas e estava encantada com a ação. “João Pessoa realmente demonstra que se preocupa com seu povo, que ação incrível”, parabenizou ela.

Interatividade

Pela primeira vez em campanhas, a Semob-JP disponibilizou plaquinhas com mensagens educativas referentes ao trânsito. O objetivo de promover a interação com a população deu certo e as pessoas aproveitaram o momento para tirar fotos e postar nas redes sociais com a hastag #euqueropaznotransito.

Novidade

Uma bicicleta pintada de branco foi exposta, representando os cuidados que devemos ter nas ciclovias, ciclofaixas e demais espaços designados e sinalizados para esta prática de esporte. João Pessoa é uma cidade que possui grande quantidade de ciclistas e para evitar acidentes envolvendo este segmento, é necessário reforçar a atenção para reduzir os riscos de acidentes e mortes.

Extraído do Portal do Município de João Pessoa.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: