Fiscalização de Atividades Urbanas – FAU – Natal/RN

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com a Companhia de Serviços Urbanos de Natal (Urbana), Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) e outras secretarias municipais, realizou na sexta-feira (19.02) uma grande mobilização contra o mosquito Aedes aegypti pelas ruas dos Bairros do Guarapes e de Bom Pastor, na Zona Oeste de Natal. A ação teve início às 8h30, com ponto de concentração na unidade de saúde do bairro, situada na Rua Lagoa Seca, s/n, próxima ao terminal dos ônibus.

Segundo o Diretor da Unidade, Luiz Carlos, foi feito um grande mutirão de limpeza e de orientação e sensibilização dos moradores do Guarapes para a prevenção e o combate ao mosquito. Ele destacou que o apoio e a participação da população são essenciais para se vencer a guerra contra o Aedes.

“Intensificamos a orientação casa a casa, com a divulgação de informações precisas sobre a prevenção e o combate ao vetor, que é um dever de todos nós. Precisamos nos unir contra o mosquito, eliminar os criadouros e possíveis focos do Aedes e a única forma de conseguir isso é através da Educação, mantendo nossas casas e terrenos limpos e livres de todo e qualquer possibilidade de foco ou criadouro”.

Durante a caminhada, os moradores do Guarapes receberam também frascos de hipoclorito de sódio a 2,5%, distribuídos pelo Departamento de Vigilância em Saúde da SMS e usado para eliminar microrganismos responsáveis por doenças de veiculação hídrica, como diarreias e hepatite A.

A atividade integra o conjunto de ações que devem ser estendidas para outros bairros da Capital para eliminar as possibilidades de proliferação do Aedes aegypti, especialmente nos meses de março, abril e maio, quando ocorre o pico de transmissão da dengue em Natal.

Em dezembro do ano passado, a Prefeitura do Natal decretou estado de emergência na saúde por causa da intensa proliferação do vetor e o crescimento do número de recém-nascidos diagnosticados com microcefalia, que vem sendo relacionado à zika, doença também transmitida pelo mosquito.

Extraído do Portal do Município do Natal.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: