Fiscalização de Atividades Urbanas – FAU – Natal/RN

Foto: Manoel Barbosa

Os alunos da Escola Municipal Nossa Senhora da Apresentação, localizada na Zona Norte, participaram do “Dia de Mobilização Nacional da Educação pelo Combate ao Aedes Aegypti”, mosquito transmissor da Dengue, da Febre Chikungunya e do vírus Zika.

Tomaram parte da abertura do evento, o representante do Governo Federal, Gustavo Vale, Presidente da Infraero, a Secretária Municipal de Educação de Natal, Professora Justina Iva de Araújo Silva, que representou o Prefeito Carlos Eduardo, a Senadora Fátima Bezerra, além da Coordenadora de Ações Programáticas da Secretaria Municipal de Saúde, Jéssica Sales.

As ações na escola foram voltadas para campanha de conscientização e orientação para o combate aos criadouros do mosquito e aplicada em atividades em sala de aula, jogos, leituras, caça-palavras e palestra. Com os pais, o trabalho foi realizado por meio de apresentação visual contendo as principais informações sobre formas de contágio da dengue, ciclo de vida do mosquito transmissor da doença e os criadouros mais comuns.

O campo de ação se estendeu com teatro de mamulengos, através dos educadores e agentes de saúde do Centro de Controle de Zoonoses (Distrito Norte II), com apresentação da peça “A gente contra o Aedes”, reforçando o pedido da conscientização dos estudantes para reduzir os casos da doença no bairro.

A Professora Adriana Sales, que leciona no 2º ano do Ensino Fundamental, explicou o trabalho para a turma de alunos com uma faixa etária de sete anos de idade. “A intenção das atividades é mostrar como o mosquito se prolifera e a importância de uma limpeza nas residências, alertando a criança para chamar atenção dos pais. Os escoteiros também vem reforçando nas salas de aulas essas informações sobre o combate ao mosquito”, disse Adriana.

A Educadora Huyliane Souza, atriz da peça teatral comentou que o ato do grupo formado por cinco atores tem uma proposta multiplicadora. “Nossa apresentação é a de passar a mensagem para comunidade escolar realizar esse papel de combate ao mosquito, através da mobilização de cada aluno”, explicou.

Com apenas sete anos, e matriculado no 3º ano do Ensino Fundamental, Francisco Eduardo, aprendeu que não se deve jogar pneus velhos e lixo no quintal. “Porque se não tampar os objetos e a caixa d’agua, vão ficar cheios de mosquitos no lugar”, detalhou.

Um dos objetivos da campanha é educar a criança para que ela reproduza em casa o que aprendeu na escola, criando a cultura da procura e eliminação de focos. A orientação descreve que o mosquito está urbanizado, mais de 70% dos criadores ficam no interior das casas, isso porque o raio de voo dele é pequeno (200 metros) e a fêmea precisa da pessoa para picar e maturar as lavas.

Para a titular da Secretaria de Educação de Natal, Justina Iva de Araújo Silva, esse dia de mobilização vai de encontro a um conjunto de ações cotidianas no interior das escolas. “Todos os professores vão discutir essa temática com os alunos em várias linguagens, desde vídeos, cartazes, panfletos e cursos que estão disponíveis no site do Ministério da Educação (MEC). Todos precisam se envolver na tarefa de combater o mosquito e as crianças já demonstraram seu compromisso, destacando que os país também precisam assumir esse papel.

O representante do Governo Federal, Gustavo Vale, mencionou que os professores podem ser agentes poderosos de combate à dengue, porque conhecem os alunos e a doença é uma questão de informação e comunicação. “Cada um deve olhar dentro de casa se tem uma água parada, falar para seus pais o que deve ser feito para acabar com o mosquito”, reforçou.

Extraído do Portal do Município do Natal.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: