Fiscalização de Atividades Urbanas – FAU – Natal/RN

A Guarda Municipal do Natal (GMN) juntamente com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (SEMURB) iniciou na quarta-feira (23.03) o processo de fiscalização periódica da Zona de Proteção Ambiental 08 (ZPA 08), que compreende a extensa área de mangue que circunda o Rio Potengi na Zona Norte de Natal.

A medida cumpre solicitação da 12ª Promotoria de Justiça do RN e tem o objetivo de inibir ações humanas de degradação da fauna e da flora da ZPA.

Durante a fiscalização os Guardas Municipais e os Fiscais Ambientais da SEMURB encontraram várias irregularidades, entre elas foi flagrado um trator tipo escavadeira que estava realizando aprofundamento de um viveiro de camarão. Também foi detectado construções irregulares e a área de mangue sendo utilizada para descarte de lixo. “Pudemos perceber que moradores estão transformando a área de mangue em pequenos sítios com inclusão de espécies como coqueiros, bananeiras, cultivos de feijão, macaxeira, melancia e jerimum, o que é proibido por lei”, comentou o Guarda Municipal Cláudio Orestes.

De acordo com o Supervisor de Fiscalização Ambiental da SEMURB, Gustavo Szilagy, o trabalho de fiscalização vai ser intensificado pela equipe, no intuito de evitar as agressões ao meio ambiente. “Estamos retomando a fiscalização nesse setor e pelo menos uma vez por semana faremos uma vistoria na ZPA 8 e certamente essa ação vai se estender para as demais 10 ZPAs situadas no município”, informou.

A ZPA 8 constitui uma das mais importantes áreas de proteção ambiental de Natal. A mesma foi criada com o objetivo específico de proteger o ecossistema de manguezal e estuário dos Rios Potengi e Jundiaí por serem considerados naturalmente frágeis contra as intervenções humanas. A ZPA 8 tem 2.209,70 hectares e representa 13,11% da superfície territorial da capital potiguar. A área é constituída quase em sua plenitude por manguezal, além de resquícios de mata atlântica.

Texto: Assecom GMN.
Contato: assecomgmn@hotmail.com.
Extraído do AsseComGMN.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: