Fiscalização de Atividades Urbanas – FAU – Natal/RN

Fiscal Ambiental do Natal - GAAM - DEPREMA - Resgate de pássaros - (166)Cento e sessenta e três aves silvestres foram apreendidas, na manhã de sexta-feira (08.04) enquanto estavam sendo comercializadas na feira livre do Parque dos Coqueiros e em gaiolas em residências do Bairro de Nossa Senhora da Apresentação, na Zona Norte de Natal. Dentre elas, espécies ameaçadas de extinção como periquitos da caatinga e verdelinhos, cuja multa é de R$ 5 mil por pássaro recolhido. Nove pessoas foram detidas e conduzidas à Delegacia Especializada em Proteção ao Meio Ambiente (Deprema). A ação foi coordenada pela Fiscalização Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb).

A fiscalização é resultado deu uma operação integrada que conta com a participação do Polícia Civil por meio da Deprema, Secretaria de Serviços Urbanos (Semsur) e Guarda Municipal. Entre outras espécies recolhidas pelos fiscais estão galo de campina, sibite, azulão, golinha, baiano e concriz.

“A ação se deu no início da manhã de hoje, na feira livre do Parque dos Coqueiros com 107 aves apreendidas e nove pessoas detidas por comercializarem pássaros silvestres. Elas vão responder por crime ambiental. Outras 56 aves foram aprendidas em casas de populares no bairro, inclusive numa delas funcionava uma rinha de canários da terra. Mais cinco pessoas foram intimadas a comparecer à Deprema e responderão administrativa e criminalmente”, conta o supervisor de Ambientes Naturais e Biodiversidade da Semurb, Gustavo Szilagyi,

Os pássaros foram encaminhados o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), onde passaram por uma triagem para analisar a saúde dos animais. Na tarde de hoje 148 deles já serão devolvidos à natureza numa reserva florestal no município de Caiçara do Rios dos Ventos, cerca de 95 km de Natal. Os demais ficarão em quarentena para se recuperar dos maus tratos sofridos.

Você também pode ajudar no combate aos maus tratos e tráfico de aves silvestres em Natal, basta ligar para a Secretaria de Segurança Pública no 181, ou ainda, para a Ouvidoria da Semurb pelo 3616-9823 ou 3616-9829 e fazer sua denúncia. A Ouvidoria da Semurb funciona no horário das 8h às 14h.

Extraída do Portal do Município do Natal.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: