Fiscalização de Atividades Urbanas – FAU – Natal/RN

Extraída do Portal do Município do Natal.

Foto: Marco Polo

Com o objetivo de promover um estilo de vida mais sustentável para os cidadãos, informando sobre lugares e iniciativas relevantes socioambientalmente, a Prefeitura do Natal lançou na tarde de quarta-feira, 18.05, no Salão Nobre do Palácio Felipe Camarão, o Green Map Natal.  A ferramenta interativa, desenvolvida pela Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (SEMURB) e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), por meio do curso de Design, irá também facilitar o diálogo entre a comunidade e a Prefeitura.

“Será uma ferramenta muito relevante para fazermos a cidade de Natal uma cidade melhor de se viver. O Green Map abre mil possibilidades para ficarmos mais próximos do cidadão natalense e para que esse cidadão conheça ainda mais a cidade em que vive”, afirmou o Prefeito Carlos Eduardo. O Prefeito falou ainda que o a nova plataforma vai ser importante para criar dentro das comunidades uma maior integração e reconhecer as iniciativas que existem dentro da cidade de Natal.

O Green Map é um mapeamento dinâmico e relacionado ao ambiente real de fato que tem a ideia de mapear as iniciativas sustentáveis. Ou seja, aquelas praças públicas ou privadas que são mais arborizadas, que tem acessibilidade, brinquedos, playground, locais que façam uso de energia renovável, reuso de água e entre outras práticas sustentáveis. Através da ferramenta o indivíduo descobre, por exemplo, onde estão as empresas que vendem ou que instalam energias renováveis, onde fica a feira de orgânico e até quem está plantando orgânico na cidade. E cada lugar terá um histórico com fotografias e a população vai poder criar um ranking disso tudo.

Segundo o Secretário Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, Marcelo Rosado, o Mapa Verde Natal, é uma ferramenta de diálogo com a sociedade. “O Green Map vai servir para que a gente consiga localizar o que já está acontecendo nos variados pontos da cidade. É uma plataforma de compartilhamento de informações com a sociedade que nos ajudará a tomar decisões na nossa gestão”, afirmou o Secretário.  Marcelo Rosado acrescentou ainda que um dos objetivos da ferramenta é fazer com que a sociedade saia mais de casa e use as praças, descubra onde estão acontecendo eventos culturais, projetos sociais e atividades de lazer.

A nova ferramenta interativa proporcionará ao cidadão informações especializadas quase em tempo real, em um sistema semelhante ao Google Maps. À medida que essas informações vão sendo mapeadas, a cidade ganha um mapa temático e a população vai poder consultá-lo. As informações enviadas pela população serão coordenadas por um administrador de região para garantir a credibilidade dessas informações.

Para ter acesso ao Green Maps é necessário entrar no buscador do Google e digitar “Mapa verde Natal”. Em breve será disponibilizado o link para acesso no site da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: