Fiscalização de Atividades Urbanas – FAU – Natal/RN

Extraída do Portal do Município do Natal.

O trabalho conjunto do Grupamento de Ação Ambiental da Guarda Municipal do Natal (GAAM/GMN), de Fiscais Ambientais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (SEMURB), de agentes da Delegacia de Prevenção aos Crimes de Meio Ambiente (DEPREMA) e do Ibama resultou na tarde de quinta-feira (19.05) na apreensão de 26 aves que estavam sendo comercializadas ilegalmente e se encontravam em cativeiro em quatro residências situadas no Bairro Pajuçara, na Região Norte da capital.

De acordo com informações dos guardas municipais que participaram da operação, a apreensão foi fruto de uma investigação em redes sociais, quando um dos infratores se utilizou do meio para divulgar a comercialização ilegal dos pássaros.  Diante disso, as equipes monitoraram o suspeito e chegaram até a sua residência e em outras três casas onde as aves estavam em cativeiro.

No momento da abordagem, o suspeito do delito foi identificado como sendo condenado pela justiça, estando na ocasião cumprindo a pena em liberdade condicional. O mesmo foi detido pelos guardas municipais e policiais civis e conduzido a Delegacia Especializada em Proteção ao Meio Ambiente (DEPREMA).  Já os pássaros foram levados a sede da DEMURB onde passaram por uma avaliação, foram alimentados e entregues aos cuidados do Ibama. A aves devem ser libertadas pelo Ibama em uma unidade de preservação ambiental fora de Natal.

O tráfico e o comércio ilegal de espécies da fauna silvestre é crime podendo o transgressor ser punido com pena de seis meses a um ano de detenção, além de multa administrativa por crime ambiental de tráfico, que corresponde a R$ 500 por cada ave e se o animal for ameaçado de extinção, o valor sobe para R$ 5 mil. “Essa prática é danosa ao meio ambiente e é crime, por isso pedimos que as pessoas não comprem nem vendam animais silvestres, e se tiverem conhecimento desse tipo de crime denunciem”, solicitou o subcomandante da Guarda Municipal, Franklin Roosevelt.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: