Fiscalização de Atividades Urbanas – FAU – Natal/RN

Assessoria de Imprensa/Semurb

Alunos do 3º ano do Ensino Fundamental do Instituto Educacional Casa Escola estiveram na manhã de sexta-feira (11.11) na sede da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), para entregar uma “carta de apelo” à pasta, resultado de uma pesquisa sobre a situação das praças da cidade. Na ocasião, as crianças conversaram com o Secretário Adjunto de Fiscalização e Licenciamento, Daniel Nicolau, que recebeu o documento, e assistiram ao teatro de mamulengos do Setor de Educação Ambiental (SEA) sobre a importância da conservação dos espaços públicos pela população.

A escola procurou a Semurb para apresentar o resultado do projeto Praça Pública: Direito Lazer e Cidadania, desenvolvido pela Escola, que em sua pesquisa de campo, realizada em agosto deste ano, mostrou um diagnóstico sobre as condições das praças de vários bairros da capital. Entre os pontos destacados estão melhoria na iluminação pública, na segurança, na conservação e manutenção, além da instalação de mais parques infantis.

O Secretário Daniel Nicolau, que respondeu aos questionamentos das crianças sobre o tema, ressaltou a importância da conservação dos espaços públicos pela população, pois muitas vezes a Prefeitura executa serviços de melhorias, mas uma parcela da população não contribui para manter os equipamentos em plenas condições de uso. “Os espaços públicos são como a extensão da nossa casa, é mais um espaço de lazer, que precisa também ser cuidado por todos nós”, ressaltou.

Segundo a Coordenadora Pedagógica da Casa Escola, Eleide Gomes, o objetivo do trabalho junto aos alunos foi despertar o olhar para a importância das praças. E que trazê-los aos representantes do Poder Público é importante para que desde crianças eles já possam entender o que é exercer sua cidadania na reivindicando seus direitos. “Nossa intenção é levá-los também para visitar à Câmara Municipal e a secretaria de Serviços Urbanos para entregar a carta”, conta.

O documento assinado pelos alunos com faixa etária entre 8 e 9 anos sugere que o poder público dê mais atenção a esses espaços, segundo eles, importantes para a comunidade, e principalmente para o lazer das crianças.

Ao final os alunos assistiram a um teatrinho de mamulengos onde aprenderam sobre os direitos e deveres dos cidadãos quanto aos espaços públicos, entre eles não jogar lixo e não depredar o patrimônio público.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: