Fiscalização de Atividades Urbanas – FAU – Natal/RN

Foto: Divulgação SMS.

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) completa em 2017, 33 anos de serviços prestados para a população do Natal.  Os resultados obtidos pelo CCZ ao longo do tempo mostram a importância do órgão para os natalenses.  Para celebrar a data, a CCZ inaugurou na quarta-feira (22.02) às 16h a sua nova sede.

Uma das funções do CCZ é o controle da população de animais, principalmente os de rua e os sinantrópicos (como ratos, pombos e baratas). Com diversas campanhas de vacinação antirrábica realizadas todos os anos, o órgão conseguiu, por exemplo, fazer com que Natal não tenha registro de raiva humana há mais de 30 anos. Já a leptospirose, doença transmitida principalmente pela urina de ratos e em períodos chuvosos, teve apenas dois registros no Rio Grande do Norte em 2016, ambos em Natal.

“São resultados importantes, que mostram que o trabalho que está em desenvolvimento está sendo bem feito e no caminho certo. No caso da leptospirose, por exemplo, estamos com índices bem menores do que a média nacional”, afirmou Alessandre Medeiros, Diretor do Centro de Controle de Zoonoses.

Outra função do CCZ é o combate e prevenção as arboviroses, que são doenças como dengue e zika, transmitidas por mosquitos. Mais uma vez, as ações desenvolvidas pelo Centro têm conseguido grandes resultados. Um dos projetos de maior reconhecimento, inclusive internacional, é o Vigiadengue, que é um sistema de monitoramento ativo com base na vigilância epidemiológica e entomológica das arboviroses, tendo como finalidade a identificação de áreas de maior risco para a ocorrência de surtos e epidemias.

O trabalho feito pelos servidores resultou em uma diminuição significativa na quantidade de casos registrados de doenças causadas pelo Aedes aegypti. Em 2015, Natal era responsável por 80% dos casos no Rio Grande do Norte. Em 2016, essa quantidade caiu para 20%. De janeiro deste ano até 13 de fevereiro, foram notificados 103 casos de dengue, uma redução de 96,2% em comparação com o mesmo período de 2016.

“O CCZ tem um trabalho muito importante no cuidado com a saúde da população. Todos os trabalhos são desenvolvidos pensando na prevenção, pensando em fazer com que a população tenha cada vez menos riscos de contrair essas doenças”, destacou Alessandre.

No novo prédio do CCZ passa a funcionar os setores técnicos e administrativos, fica localizado na Rua Sebastião Pinto, 880, Nova Descoberta, Distrito Sanitário Sul.

Extraído do Portal da Municipalidade do Natal.

Anúncios

Comentários em: "Natal|RN – Centro de Controle de Zoonoses completa 33 anos de serviços prestados e inaugura nova sede" (1)

  1. MARIA VILANIR LOPES DE ANDRADE disse:

    gostaria de saber qual o orgao que pode resolver o problema de pombos no conjunto flamboyantes em capim macio-natal-rn, pois entre o telhado e a lajem dos predios os pombos estao fazendo moradia.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: