Fiscalização de Atividades Urbanas – FAU – Natal/RN

Foto: Divulgação SMS.

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) completa em 2017, 33 anos de serviços prestados para a população do Natal.  Os resultados obtidos pelo CCZ ao longo do tempo mostram a importância do órgão para os natalenses.  Para celebrar a data, a CCZ inaugurou na quarta-feira (22.02) às 16h a sua nova sede.

Uma das funções do CCZ é o controle da população de animais, principalmente os de rua e os sinantrópicos (como ratos, pombos e baratas). Com diversas campanhas de vacinação antirrábica realizadas todos os anos, o órgão conseguiu, por exemplo, fazer com que Natal não tenha registro de raiva humana há mais de 30 anos. Já a leptospirose, doença transmitida principalmente pela urina de ratos e em períodos chuvosos, teve apenas dois registros no Rio Grande do Norte em 2016, ambos em Natal.

“São resultados importantes, que mostram que o trabalho que está em desenvolvimento está sendo bem feito e no caminho certo. No caso da leptospirose, por exemplo, estamos com índices bem menores do que a média nacional”, afirmou Alessandre Medeiros, Diretor do Centro de Controle de Zoonoses.

Outra função do CCZ é o combate e prevenção as arboviroses, que são doenças como dengue e zika, transmitidas por mosquitos. Mais uma vez, as ações desenvolvidas pelo Centro têm conseguido grandes resultados. Um dos projetos de maior reconhecimento, inclusive internacional, é o Vigiadengue, que é um sistema de monitoramento ativo com base na vigilância epidemiológica e entomológica das arboviroses, tendo como finalidade a identificação de áreas de maior risco para a ocorrência de surtos e epidemias.

O trabalho feito pelos servidores resultou em uma diminuição significativa na quantidade de casos registrados de doenças causadas pelo Aedes aegypti. Em 2015, Natal era responsável por 80% dos casos no Rio Grande do Norte. Em 2016, essa quantidade caiu para 20%. De janeiro deste ano até 13 de fevereiro, foram notificados 103 casos de dengue, uma redução de 96,2% em comparação com o mesmo período de 2016.

“O CCZ tem um trabalho muito importante no cuidado com a saúde da população. Todos os trabalhos são desenvolvidos pensando na prevenção, pensando em fazer com que a população tenha cada vez menos riscos de contrair essas doenças”, destacou Alessandre.

No novo prédio do CCZ passa a funcionar os setores técnicos e administrativos, fica localizado na Rua Sebastião Pinto, 880, Nova Descoberta, Distrito Sanitário Sul.

Extraído do Portal da Municipalidade do Natal.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: