Fiscalização de Atividades Urbanas – FAU – Natal/RN

Especialistas do Ibama apuram causas dos incêndios florestais no Chile

Foto: Ibama

Foto: Ibama

Brasília (21/02/2017) – Sete especialistas em incêndios florestais do Ibama enviados ao Chile no dia 03/02 concluíram na quinta-feira (16/02) laudos periciais nas quatro áreas mais afetadas pelo fogo na Província de Concepción, Região de Biobío. Os megaincêndios ocorridos no país andino impactaram cerca de meio milhão de hectares e provocaram a morte de 12 pessoas. O trabalho, realizado em cooperação com a Corporación Nacional Forestal (Conaf), a Policía de Investigaciones y Control (PDI) e os Carabineros, concluiu que, em todos os casos, a origem do fogo está relacionada a ações humanas.

O levantamento pericial teve como base a análise de focos de calor apontados por imagens de satélites e investigações de campo, além de informações coletadas a partir de informes produzidos pelas equipes de combate aos incêndios. Segundo os especialistas do Ibama, o fogo deixa evidências físicas que apontam sua direção, velocidade e intensidade, permitindo identificar sua origem. O resultado das investigações permitirá às autoridades chilenas adotar ações de prevenção e penalizar responsáveis.

Três fatores foram considerados determinantes para que os incêndios fossem os maiores já registrados na história do Chile: temperatura acima de 30 graus Celsius, velocidade do vento acima de 30 km por hora e umidade relativa do ar abaixo de 30%. Uma seca contínua de muitos anos e o acúmulo de material que funciona como combustível também favoreceram a rápida propagação das chamas, gerando megaincêndios.

“A tragédia ocorrida no Chile é uma oportunidade de refletir sobre a importância do trabalho de prevenção a incêndios florestais. No Brasil, a atuação do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) do Ibama tem contribuído para que incêndios de grandes proporções, como o de Roraima, em 1998, não aconteçam mais”, disse o Chefe do Prevfogo, Gabriel Zacharias.

Cerimônia de agradecimento à equipe brasileira.Participaram da missão no Chile os Coordenadores do Prevfogo em Rondônia, Roberto Abreu; no Ceará, Kurtis Bastos; no Mato Grosso do Sul, Márcio Yule; e os analistas ambientais Rodrigo Falleiro, Altair Gonçalves, Marcelo de Oliveira e Alexandre Pereira. Após a conclusão dos trabalhos, o governo de Biobío realizou uma cerimônia de agradecimento à equipe brasileira. O evento, na sede da Intendência Regional, teve a participação do intendente, Enrique Inostroza; do governador de Concepción, Alejandro Astete; do diretor regional da Conaf, Alberto Bordeu; e do comandante em chefe da Segunda Zona Naval, almirante Marcelo Gómez.

Mais informações:

Ibama envia especialistas para combate a incêndios no Chile.

Assessoria de Comunicação do Ibama
imprensa@ibama.gov.br
(61) 3316-1015

Extraído do Portal do Ibama.

Anúncios

Comentários em: "Ibama encerra missão no Chile com identificação de causas dos incêndios florestais" (1)

  1. Howady just wanted to give youu a qick heds up. Thee tedxt in you articxle ssem
    too be unning offf tthe screeen in Internet explorer.
    I’m nott ure iff thos iis a format issue or something tto do witth interenet browsser compaibility butt I thoughtt I’d pot too let
    you know. The syle aand design look grat though!
    Hoope yyou gget thhe prdoblem solved soon. Many thanks
    I’ll right away seize our rrss as I can’t too finjd
    yyour e-mail subscription lknk orr e-newsletter service. Do you have any?
    Kindly alloow mme recognize sso that I coulld subscribe. Thanks.

    Gredtings frfom California! I’m boredd tto death aat wotk soo I decided too brrowse yopur sire onn
    mmy iphone during lunch break. I really ike thee information youu proviide here aand can’t waait tto tale a loopk whrn I get home.
    I’m amased at hoow fst youur blog loadeed on myy cell phone
    .. I’m noot eeven usong WIFI, juszt 3G .. Anyhow,
    aaesome site! http://cspan.org

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: