Fiscalização de Atividades Urbanas – FAU – Natal/RN

Divulgação SemdesUm novo Estágio de Qualificação Profissional (EQP) direcionado a 75 guardas municipais da capital está iniciando nesta segunda-feira (06). A medida empregada pela Prefeitura por intermédio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (SEMDES) e do Comando da Guarda Municipal do Natal (GMN) tem os objetivos de cumprir convênio firmado com o Departamento de Polícia Federal do RN, aperfeiçoar o efetivo no manuseio e uso de arma de fogo, como também reforçar a qualificação dos agentes no serviço de segurança pública voltado ao patrulhamento de ruas com utilização de viaturas.

Levando em conta as qualificações realizadas durante o ano de 2016, o número de horas das instruções aumentou de 80h para 144h. A iniciativa foi debatida e decidida pelo Comando da GMN juntamente com os integrantes do Núcleo de Instrução da corporação. Agora o EQP consta de uma grade curricular com mais disciplinas, entre elas: Defesa Pessoal; Técnicas e Procedimentos Operacionais da GMN; Comunicação via Rádio; Manejo, Maneabilidade e Manutenção de Arma de Fogo; Noções de Direito; Procedimentos em Delegacia; Controle de Distúrbio Civil; Prática de Tiro Policial; e outras.

A qualificação também vai contar com três palestras, sendo uma de abertura do Estágio abordando o tema “Polícia Comunitária”, ministrada pelo Coronel da Polícia Militar do RN, Jânio Marinho. E outras duas reforçando as diretrizes, procedimentos e objetivos dos pelotões da Ronda de Proteção Escolar (ROPE) e da Ronda Saúde (RODAS). “Também vamos montar uma turma exclusiva para os chefes de grupo de ação que terão instruções específicas para a função”, adiantou o Subcomandante de Instrução da GMN, Franklin Roosevelt.

O Comandante da GMN, Michel Dantas, informou que a qualificação é importante para a corporação, pois traz as condições necessárias para que o serviço de segurança pública realizado pela instituição atenda às necessidades do cidadão. “O curso é necessário para manter a corporação apta a desenvolver seu serviço com eficiência, já que o trabalho de segurança pública requer do operador cada vez mais qualificação para cumprimento da sua missão”, disse.

O agente da Guarda Municipal do Natal realiza anualmente curso de aperfeiçoamento e a cada dois anos o efetivo é submetido a exame psicológico. A iniciativa é responsável por manter o quadro de agentes de segurança pública da GMN capacitado e apto para atuar nas várias situações que cabem a intervenção dos guardas municipais.

Extraído do Portal da Municipalidade do Natal.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: