Fiscalização de Atividades Urbanas – FAU – Natal/RN


Foto: Divulgação SEMDES Natal.

Agentes da Defesa Civil Municipal estão atuando nas ruas de Natal desde as primeiras horas de terça-feira (11.04).  As ocorrências atendidas são de alagamento de residências, desabamento de muros e outros incidentes desencadeados pelo alto volume de chuvas que caíram durante as madrugadas na capital potiguar. As maiores intervenções foram realizadas nos Bairros Mãe Luiza, Areia Preta e Praia do Meio, situados na zona Leste da capital.

A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (SEMDES) mobilizou todo o efetivo do órgão, ficando 30 agentes de Defesa Civil em alerta, e utilizou nas operações bombas de sucção de água, juntamente com os equipamentos apropriados para interdição de locais detectados como setores que podem gerar situações de risco a vida humana.

As principais ocorrências registradas foram nas Ruas Major Afonso Magalhães, no Bairro Areia Preta, onde a chuva abriu uma cratera no meio da via. Nesse casso foi necessário interditar quatro residências e acionar os setores responsáveis para agir no local.

Outra situação de crise ocorreu na Rua do Motor, com a queda de parte do muro do Hospital Onofre Lopes, resultando na inundação de parte de algumas residências.  A área foi interditada e os engenheiros da UFRN responsáveis pela obra realizada no Hospital foram acionados pela Coordenação da Defesa Civil para acompanhar os trabalhos e adotar medidas possíveis.

Já na Rua Atalaia, no Bairro Mãe Luiza, uma tubulação da Companhia de Águas e Esgotos do Estado (CAERN) se rompeu, porém, não foi preciso interditar nenhuma casa e os técnicos da CAERN já foram direcionados para o local.

Um dos pontos críticos foi na região do Bairro Planalto, onde foi montada uma operação com a utilização de bombas de sucção e mangueiras de drenagem que possibilitou o bombeamento das águas da rua alagada, sendo a mesma lançada no sistema de drenagem após os trabalhos de desobstruções do sistema.

De acordo com o Secretário da Defesa Social, João Paulo Mendes, nenhuma ocorrência envolvendo vítimas foi notificada pelo setor de Defesa Civil. “É importante registrar que até o momento não houve nenhuma vítima nem ferimentos de pessoas e que as equipes da Defesa Civil Municipal estão 24h atentas as situações de crise”, informou.

No tocante as lagoas de captação de águas pluviais não foram registradas nenhuma ocorrência de transbordo ou de outra situação de perigo.  Porém, esses locais também estão sendo monitorados pela Defesa Civil de Natal.

A Defesa Civil da Capital pode ser acionada pelo número telefônico de emergência 190.

Extraído do Portal da Municipalidade do Natal.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: