Fiscalização de Atividades Urbanas – FAU – Natal/RN

Ela apresentou as experiências usadas em São Paulo e as que podem ser implementadas em Teresina.

Secretária de Urbanismo de São Paulo ministra palestra em Teresina
Créditos: Ascom/Semplan

O segundo dia do Fórum Teresina Participativa começou com a palestra “Novos instrumentos da política urbana e a participação do setor privado”, ministrada pela Secretária Municipal de Urbanismo de Licenciamento de São Paulo, Heloísa Proença. Ela apresentou as experiências usadas em São Paulo e as que podem ser implementadas em Teresina.

As Parcerias Público Privadas (PPPs) estão entre os meios que podem ser usados para inserir a iniciativa privada nas ações desenvolvidas pelo poder público. São Paulo, por exemplo, vem usando as PPPs para a construção de habitações e também para o funcionamento de alguns aeroportos.

De acordo com Heloísa Proença, o resultado dessas parcerias deve ser bom tanto para os entes, quanto para população. “O impacto dessas parcerias se dá nas cidades, na vida das pessoas. O grande segredo do sucesso é a medida de bom senso. Se ao mesmo tempo ela pode garantir ganhos para os entes, deve ser positiva também para a vida da população”, disse, lembrando que os exemplos de São Paulo quanto ao aeroporto e à habitação de interesse social podem ser usados em Teresina.

Para o Secretário Municipal de Planejamento e Coordenação, Washington Bonfim, é importante conhecer outras experiências, aprender e trazê-las para Teresina. “Nós precisamos pensar nos instrumentos modernos para o Plano Diretor, mas isso deve acontecer dentro da nossa realidade”, disse ao apresentar a palestra “A cidade que temos”.

Durante a apresentação, Washington Bonfim mostrou os dados relativos à capital piauiense nos mais diversos segmentos, como saúde, educação e transporte. “Esses dados são importantes porque mostram a cidade que temos e vão balizar a cidade que queremos ter”, disse.

Os vídeos com as três apresentações estão disponíveis na página da Prefeitura de Teresina no Facebook. Após a palestra de Proença, o Secretário Municipal de Planejamento e Coordenação, Washington Bonfim, apresentou a “Teresina que temos”. Durante a palestra, ele mostrou os dados atuais de Teresina e os desafios para os próximos anos.

Extraída do Portal da Municipalidade de Teresina.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: