Fiscalização de Atividades Urbanas – FAU – Natal/RN

26021
Divulgação SEMDES.

O trabalho preventivo durante este período chuvoso e os atendimentos em situações de crise efetivados pelos agentes da Defesa Civil, da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (SEMDES), vêm sendo alvos de elogios por parte da população. Ações de contenção, isolamento e emprego de técnicas usuais para solucionar ou atenuar os efeitos das chuvas em áreas de risco estão sendo desenvolvidas diuturnamente pelas equipes de agentes de defesa civil da capital que permanecem 24h de plantão.

Já são três dias de ações sequenciadas de amparo e apoio ao cidadão natalense que porventura esteja passando por uma situação de risco proveniente de ações naturais desencadeadas pelas fortes chuvas.  O trabalho dos agentes consiste principalmente no emprego de medidas preventivas de isolamento de áreas afetadas, retirada de pessoas de pontos críticos, acionamento imediato das autoridades responsáveis pela solução dos incidentes registrados nas vistorias, além de atuar com equipamentos específicos para drenar águas pluviais de residências ou outros locais.

As solicitações da presença das equipes da Defesa Civil provenientes das chamadas registradas pelo Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (CIOSP) estão todas sendo atendidas regulamente. Para isso, foi ampliado o efetivo de plantão no intuito de agilizar os atendimentos. Outro trabalho importante vem sendo o monitoramento de todas as áreas consideradas de riscos da capital, a exemplo de pontos nos Bairros Mãe Luíza, Rocas e na Zona Norte.

De acordo com o Secretário da SEMDES, João Paulo Mendes, nenhuma ocorrência envolvendo vítimas foi notificada pelo Setor de Defesa Civil e até o momento todas os pontos onde foram registrados incidentes estão sob controle e com as autoridades responsáveis atuando na solução. “É importante o apoio que estamos recebendo da sociedade, pois a Defesa Civil de Natal trabalha próxima a população, procurando proteger e preservar o bem-estar do cidadão afetado por situações de crise”, comentou o Secretário.

Defesa Civil

As ações de defesa civil na capital foram reforçadas com a criação do Grupo de Ação e Emergência da Defesa Civil de Natal. O Grupamento, criado pelo Prefeito Carlos Eduardo Alves é composto por 30 agentes capacitados na área de defesa civil que trabalham em regime de escala de plantão de 24 horas atendendo as demandas da população pelo telefone de emergência 190.

Nos últimos anos o órgão foi melhor aparelhado com a entrega de kits de material apropriado para ações de defesa civil. Fez parte dos kits coletes antichamas, calças táticas e camisetas, além de lotes de equipamento de proteção individual compreendendo capacetes, luvas, botas de borracha, óculos de segurança e capas de chuva.  Também foram adquiridas bombas de sucção portáteis, mangueiras de alta vazão, cones de sinalização, além de bote inflável, boias, rádios comunicadores portáteis e aparelhos eletrônicos de medir distâncias.

Extraída do Portal da  Municipalidade do Natal.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: