Fiscalização de Atividades Urbanas – FAU – Natal/RN

26209
Divulgação

O Dia Mundial do Meio Ambiente é só no dia 5 de junho, mas aqui em Natal as atividades ligadas à temática começaram na manhã de sábado (03.06) com a realização do Mutirão de Preservação SOS Rio Pitimbu, nas margens do manancial, no Bairro Pitimbu.  Na oportunidade, após a realização de um ato ecumênico os participantes do Mutirão fizeram um abraço simbólico ao Rio e na sequência, foram plantadas 100 mudas de espécies nativas da região.

A iniciativa foi coordenada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (SEMURB) em parceria com a Igreja Católica, IDEMA, IGARN, CIPAM, Grupamento de Ações Ambientais da Guarda Municipal (GAAM|GMN), Comitê de Preservação do Rio Pitimbu, Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo do Município de Parnamirim (SEMUR) e Horto Municipal.

A Secretária Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo do Natal, Virgínia Ferreira, acompanhou a ação ambiental e destacou que a Prefeitura do Natal vem realizando fiscalizações periódicas na área para evitar a degradação do manancial que é um dos mais importantes da cidade.

Ela agradeceu a parceria das entidades envolvidas e conclamou a todos a ficarem em permanente vigilância para proteger o Rio Pitimbu: “Este rio abastece 30% da nossa cidade. São 280 mil pessoas consumindo as águas do Pitimbu. Sua importância é imensa e todos nós devemos nos conscientizar disso. Estamos aqui para mostrar que a Prefeitura é sensível a esta causa e vai fazer o que for preciso para ajudar na preservação do rio”.

Leonardo Almeida, Supervisor Geral de Fiscalização  Ambiental da SEMURB Natal, disse que foram plantadas mudas de Pau-Brasil, Ingá, Ipê Amarelo e Paineira.  Ele falou ainda que durante uma operação realizada na região a equipe do órgão já chegou a retirar 1 tonelada de lixo em um trecho de apenas 300 metros do rio. Para ele, isso comprova que é preciso uma ação permanente voltada a educação ambiental da população, sob pena da degradação do local aumentar ainda mais: “A realidade do Rio Pitimbu não é satisfatória. Os órgãos ambientais executam as suas tarefas, mas infelizmente as pessoas insistem em poluir, retiram a vegetação das margens e fazem ligações clandestinas de esgoto em suas casas. Isso vai matando o rio aos poucos. Temos que nos unir”.

Nilson Bento e Naiara Dantas são moradores da região e acompanharam a inciativa.  Eles sabem da necessidade de um maior cuidado com o Rio Pitimbu e classificaram a ação como necessária e fundamental.  Para o casal, é preciso não só pensar nas gerações futuras, mas essencialmente na atual que já enfrenta graves problemas ambientais em virtude da ação predatória do homem: “Essa é uma iniciativa espetacular e todos devem se envolver”, asseverou Nilson.

Este evento está inserido na programação da Semana do Meio Ambienta organizada pela Prefeitura do Natal. A abertura oficial da semana acontece na segunda-feira (05-06), às 9h00, no Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte.

Extraído do Portal da Municipalidade do Natal.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: