Fiscalização de Atividades Urbanas – FAU – Natal/RN

Itamar Ciríaco

O Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte recebe aproximadamente 300 escolas por ano. Na Semana do Meio Ambiente, esse número é potencializado para acompanhar a programação intensa de educação ambiental no local. Este ano não está sendo diferente. Na quinta-feira (08.06), alunos da Escola Municipal Terezinha Paulino, do Parque dos Coqueiros no Bairro Nossa Senhora da Apresentação, complementaram suas atividades de sala com uma visita à área de proteção ambiental do Município.

Segundo a Professora de Geografia, Ana Beatriz, o trabalho de educação ambiental começou já há algumas semanas na escola. As turmas do oitavo ano, que foram ao Parque, já realizaram diversos trabalhos sobre o tema, com destaque para a produção de paródias de músicas atuais, que passaram a possuir letras alusivas à preservação do Meio Ambiente.

“É uma grande experiência. Eles adoram e estão maravilhados com essa visita ao Parque da Cidade. Acho que nenhum deles tinham vindo aqui antes e estão encantados. Ações como essa são importantes, porque trazemos da teoria para a prática os conceitos de preservação ambiental e temas como a geodiversidade de Natal e a questão do Meio Ambiente da cidade, que estamos trabalhando em sala de aula”, explicou a Professora, que contou, na visita, com a colaboração de outros dois docentes, ambos cursando o mestrado.

Além da visitação ao Parque, os 48 alunos das duas turmas da Escola Terezinha Paulino puderam assistir à peça teatral “Água Limitada”, da CAERN, encenada com mamulengos, pelo artista Eraldo Lins, que se apresenta há 25 anos, tendo conquistado prêmios nacionais e internacionais. A apresentação, que faz parte da programação da Semana do Meio Ambiente da Prefeitura de Natal, alertou sobre a necessidade de economia da água e durou 25 minutos, encantando os alunos.

Um dos mais empolgados e participativos era o aluno da 8ª A, Jhonatan Karl. Ele revelou que nunca tinha estado no Parque da Cidade e disse que pretendia voltar mais vezes. “É tudo muito legal. Estamos vendo aqui coisas que só vemos no ambiente da escola”, comentou o estudante, que também assistiu aos colegas de classe cantarem parte das paródias produzidas em sala. “Vi muitos talentos aqui, sigam em frente que vocês chegarão lá”, comentou o artista Eraldo Lins.

De acordo com a Coordenadora de Educação Ambiental do Parque da Cidade, Jamila Lorena, a unidade de conservação está de braços abertos para receber as caravanas com estudantes. “Atendemos a todos e fazemos isso de forma personalizada. Primeiro a escola entra em contato com nosso setor de agendamento. Depois, com os dados sobre idade, quantidade de alunos, entre outros, nós elaboramos um plano de trabalho que é entregue à escola. Assim, garantimos, por exemplo, que crianças muito pequenas possam participar de ações voltadas exatamente para aquele público e que as maiores possam ter atividades próprias para aquele perfil”, explicou.

Os agendamentos podem ser feitos de segunda à sexta-feira, pelo telefone 3232-3207, no horário de funcionamento do Parque. “Pedimos apenas que haja uma antecedência para que possamos planejar tudo da melhor forma”, conclui a Coordenadora.

Extraído do Portal da Municipalidade do Natal.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: