Fiscalização de Atividades Urbanas – FAU – Natal/RN

Foto: Portal do Ar.

A 42ª Promotoria de Justiça de Natal expediu recomendação para que as reformas a serem realizadas no Palácio da Cultura (Pinacoteca do Estado) sejam executadas de modo a tornar o espaço acessível às pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida.  A recomendação foi enviada ao Secretário Extraordinário para Gestão de Projetos e Metas do Governo do Estado e publicada na edição de quarta-feira (05.07).  O objetivo é garantir que pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida tenham perfeita circulação e possam utilizar o prédio público conforme preveem as normas de acessibilidade vigentes.

A recomendação leva em consideração a Constituição Federal, que prevê que é dever do Estado promover ações especializadas para o atendimento das pessoas com deficiência, mediante o treinamento para o trabalho e a convivência, e a facilitação do acesso aos bens e serviços coletivos, com a eliminação de preconceitos e obstáculos arquitetônicos.

Além disso, o MP lembra que a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, com status de norma constitucional, estatuiu que “os Estados Partes tomarão as medidas apropriadas para assegurar às pessoas com deficiência o acesso, em igualdade de oportunidades com as demais pessoas, ao meio físico, ao transporte, à informação e comunicação, inclusive aos sistemas e tecnologias da informação e comunicação, bem como a outros serviços e instalações abertos ao público ou de uso público, tanto na zona urbana como na rural”.

A Promotoria ressalta também que o artigo 56 da Lei Brasileira de Inclusão determina que “a construção, a reforma, a ampliação ou a mudança de uso de edificações abertas ao público, de uso público ou privadas de uso coletivo deverão ser executadas de modo a serem acessíveis”.

Com a recomendação, o MP reforça que a reforma do prédio onde funciona o Palácio da Cultura, que deve ser feita em breve, observe as normas de acessibilidade vigentes no país.

Confira aqui a íntegra da recomendação.

Extraído do Portal do MP RN.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: