Fiscalização de Atividades Urbanas – FAU – Natal/RN

O Departamento de Vigilância em Saúde e o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) confirmou a notificação de dois casos positivos de raiva em quirópteros (morcegos) no Município de Natal.  Os casos foram registrados no Distrito Sanitário Norte II, no Bairros Nossa Senhora da Apresentação, e no Distrito Sanitário Sul, no Bairro Ponta Negra.

Por ser de grande importância para a vigilância da raiva, a Secretaria Municipal de Saúde de Natal orienta a população que, se for encontrado morcego sem condição de voo, morto, voando ou alimentando-se durante o dia, eles devem comunicar imediatamente ao Centro de Controle de Zoonoses para que o animal seja capturado e possa ser encaminhado para exame laboratorial de raiva.  O risco da transmissão de raiva de morcego para humanos e animais de estimação existe devido à proximidade desses animais às residências.

Casos de raiva humana no RN foram registrados em 2010, que teve como animal transmissor um morcego e há permanência de número representativo de quirópteros positivos para raiva ao longo dos anos no RN.  O morcego tem hábito noturno e é considerado suspeito de estar infectado com o vírus da raiva quando for encontrado em horário e local não habitual, como por exemplo, caído no chão durante o dia ou à noite.

A atuação do CCZ na vigilância da raiva acontece das seguintes formas, investigação dos casos notificados que envolvem acidentes com animais suspeitos de raiva, para acompanhamento; recolhimento e envio de animais suspeitos para análise laboratorial; promoção de ações de educação em saúde para controle da raiva; e, Vacinação de canídeos e felinos.

O CCZ está atento e tomando todas as providências cabíveis e solicita da população atitude de vigilância, comunicando pelo telefone (84) 3232 8237.

Extraído do Portal da Municipalidade do Natal.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: