Fiscalização de Atividades Urbanas – FAU – Natal/RN

CidadeDesenho urbano implantando temporariamente na Cidade 2000 antecipa parte do projeto da área de trânsito calmo (Foto: Marcos Moura)

Uma nova intervenção viária na área da Cidade 2000, batizada de ‘Cidade da Gente’, foi iniciada no domingo (17/09) pelo Prefeito Roberto Cláudio, com apoio da Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global.

A ação tem por objetivo mostrar para a população como é possível dar um novo uso ao espaço público disponível nas ruas, além do trânsito de veículos, por exemplo. Com tinta de fácil remoção, jarros de plantas e cones, um espaço da Avenida Central ganhou uma área exclusiva para pedestres, que contará com atividades culturais, educativas, prestação de serviços públicos, além de uma nova área de convívio para a comunidade local.

A exemplo de intervenções similares realizadas em cidades como Nova York, nos Estados Unidos, Bogotá, na Colômbia, Mumbai, na Índia, e em São Paulo, a ideia é mostrar que é possível priorizar as pessoas e garantir mais segurança viária a pedestres, pessoas com mobilidade reduzida e ciclistas, por exemplo – especialmente em regiões com uma vida comunitária intensa como a Cidade 2000.

“Este é o primeiro local da Cidade que transformamos uma área de carros para uma grande praça. Aproveitamos a infraestrutura plana e colocamos uma série de comodidades para que o espaço vire uma grande área pública da Capital. Começamos com projetos pilotos muitas das nossas mudanças para experimentar, avaliar, ouvir a população e, se tiver apoio, a nossa obrigação passa a se expandir a política. Nós acreditamos que essa ideia vai prosperar e ir para outros locais de Fortaleza”, afirmou Roberto Cláudio.

O Projeto Cidade da Gente vai oferecer apresentações de grupos musicais e outras intervenções artísticas, oficinas profissionalizantes, doação de mudas de plantas regionais, exames e orientações de saúde, além de outros serviços públicos disponibilizados pelas unidades móveis da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) e pela Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), como solicitação do Bilhete Único, Cartão do Idoso e emissão de credenciais para vagas especiais.

“O projeto oferece essa nova visão, de que é possível oferecer mais área de lazer, mais segurança no trânsito e mais espaço para as atividades comunitárias, ao invés de simplesmente de espaço para os carros”, explica o secretário executivo de Conservação e Serviços Públicos de Fortaleza, Luiz Alberto Saboia.

Segundo Roberto Cláudio, nos primeiros 15 dias do Cidade da Gente, um totem será colocado no espaço para que a população avalie a iniciativa. “Somos um governo participativo digital, dando espaço para que as pessoas que moram aqui expressem sua opinião. Se a política for de fato vencedora, incrementaremos a ideia de aumentar os espaços públicos”, disse o Prefeito.

Para o aposentado Pedro Souza, o novo projeto será bem aceito pela comunidade. “Este espaço servia apenas para estacionamento de carros. Agora, nossa pracinha ficará ainda maior e as famílias vão lotar o lugar”, afirmou.

Cidade

Prévia da área de trânsito calmo da Cidade 2000

O novo desenho urbano implantando temporariamente na Cidade 2000 antecipa parte do projeto da área de trânsito calmo anunciada pelo Prefeito Roberto Cláudio, em maio deste ano.  A ideia é que a comunidade conheça a intervenção e participe das discussões sobre o novo desenho urbano para área, que oferece mais condições de segurança para os usuários mais vulneráveis das ruas, além de garantir mais espaço para o lazer e convívio urbano.  Por isso um totem desenvolvido em parceria com a Universidade de Fortaleza (Unifor) vai registrar a opinião dos moradores que, posteriormente, serão incluídas na intervenção final da área de trânsito calmo.

Todas as ações são realizadas com apoio da National Association of City Transportation Officials (NACTO), World Resources Institute (WRI) e Vital Strategies, parceiras da Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global, que desde 2015 apoia a política da Prefeitura de Fortaleza para reduzir mortes e feridos no trânsito.

Extraído do Portal da Municipalidade de Fortaleza.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: