O Procon Municipal deu continuidade , pelo segundo dia consecutivo, à fiscalização em supermercados da cidade, porém nenhuma irregularidade foi constatada. No primeiro dia de fiscalização, na segunda-feira, 28/5, dois estabelecimentos comerciais foram notificados por elevação abusiva de preços, em comparação aos valores praticados nos últimos 10 dias.
Nos próximos dias, os Fiscais da Ouvidoria e Proteção ao Consumidor (Procon Manaus) vão reforçar a fiscalização em estabelecimentos comerciais na cidade, entre supermercados e hipermercados. A ação visa coibir a prática de preços abusivos, principalmente, em produtos da cesta básica, motivada pela greve nacional dos caminhoneiros.
A ação também tem a intenção de constatar se os estabelecimentos estão induzindo o consumidor a erro, ao informar desabastecimento de um item, a fim de obrigar a população a adquirir um produto mais oneroso ou para fins de especulação. O coordenador do Procon, Rodrigo Guedes, alerta que, segundo o Código de Proteção e Defesa do Consumidor (CDC), isso constitui prática abusiva e crime contra as relações de consumo.
O órgão municipal disponibiliza o telefone 0800 092 0111 para os consumidores que se sentirem lesados.
Fotos: Divulgação Procon/Manaus
Disponíveis em: https://flic.kr/s/aHskC31ijG
Extraído do Portal da Municipalidade de Manaus.
Escrito por fiscal07
Deixe um comentário