Fiscalização de Atividades Urbanas – FAU – Natal/RN

Praia sempre teve ação de “playboys” e seus veículos com som alto; secretaria promete agir e multar

Por: Cefas Carvalho

Foto: Divulgação

O leitor atento há de lembrar que na semana passada publiquei nesse espaço texto irônico sobre a fiscalização ao som alto de veículos em Ponta Negra. Mas, não na bela praia de Natal, capital potiguar, adorada por turistas e negligenciada pelos locais, mas sim no Bairro Ponta Negra, em Maricá, bela cidade do interior no Rio de Janeiro.

Mas a verdade é que Ponta Negra, com seus ambulantes que vendem CDs, som alto em barzinhos é fichinha em termos de poluição sonora diante de Pirangi, praia de Parnamirim que historicamente é ponto de “veraneio” de natalenses e parnamirinenses.

Cada vez frequento menos Pirangi, o que é um erro. Sei que a praia vem se desenvolvendo e ganhando mais bares e restaurantes. O Vereador e Professor Giovani Junior, entusiasta do litoral, em bate papo na redação confirmou que a alta estação está sendo excelente para Pirangi em termos econômicos e sociais.

Tentei lembrar porque reduzi minha frequência em Pirangi, mesmo com convites de amigos. Possivelmente devido ao comportamento de parte dos frequentadores da praia, cujo modus operandi conheço desde que “veraneava” na praia nos anos 80, com os amigos Paulo Cesar, João Ricardo e João Marcelo Dantas. Praia por excelência de descanso da classe média-alta natalenses, Pirangi sempre teve muitos “playboys“, aqueles jovens que tem apreço por se divertir fazendo barulho, chamando a atenção dos outros e desrespeitando o direito alheio. Era assim nos idos 80, foi assim na última vez que fui a Pirangi, quando em um barzinho, um grupo deles, todos bombados, de camisa regata e óculos escuros, conversavam aos gritos, tirando onda com a garçonete, visivelmente irritada, com um celular tocando forrós em volume máximo. Bebi duas cervejas, suspendi o filé com fritas que havia pedido e zarpei.

Como nem tudo são espinhos leio que durante o veraneio, a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano de Parnamirim (SEMUR) está intensificando a fiscalização de poluição sonora no litoral. Fiscais da Secretaria estão diariamente visitando Pium, Cotovelo e Pirangi para identificar possíveis excessos de som em residências e comércios. Em 2015, cerca de 300 notificações foram registradas pela Secretaria com relação ao uso indevido de sons.

Carros com som alto de noite são uma tradição em Pirangi e um pesadelo na vida nos veranistas.

“Nesse período, a concentração de pessoas aumenta e consequentemente o número de comemorações festivas. Existe um limite de volume a ser cumprido e por isso pedimos a colaboração da população para respeitar essas regras e evitar possíveis penalidades”, explica o Secretário da SEMUR, Rogério Santiago.

Para tentar coibir a entrada de veículos com equipamentos de som na orla (mais conhecidos como “paredões”), a SEMUR em parceria com a Secretaria de Trânsito do Município, também vai instalar placas educativas nos principais pontos de Pirangi. Caso seja constatado irregularidades nos limites sonoros, as penalidades são multas que variam entre R$ 300 a R$ 500 mil reais e até apreensão do material.

Qualquer pessoa que se sentir prejudicada com ruídos, barulhos ou volumes altos, pode fazer denúncias através dos telefones da Fiscalização Ambiental da SEMUR: 3644-8249 e 98899-9627. A população também pode procurar a Companhia Independente de Proteção Ambiental (CIPAM) através do número 3232-7549.

Em caso de dúvidas, a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano de Parnamirim fica localizada na rua Tenente Aurélio, 318, Centro. O horário de funcionamento é das 7h30 às 13h30.

Extraído do Potiguar Notícias.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: